Validação do questionário de necessidades psicológicas básicas com alunos Brasileiros

  • Luciane Cristina Arantes da Costa Universidade Estadual de Maringá
  • João Maroco ISPA
  • Lenamar Fiorese Vieira Universidade Estadual de Maringá
Keywords: Motivação. Esporte. Psicológico. Questionário. Psicometria.

Abstract

O objetivo do estudo foi a validação transcultural do questionário de Necessidades Psicológicas no Exercício (BPNES) com alunos brasileiros. Participaram três tradutores envolvidos no processo de tradução, três especialistas em Psicologia do Esporte e 403 alunos. O instrumento utilizado foi o BPNES com 12 itens que avaliaram as necessidades psicológicas básicas dos alunos (autonomia, competência e relacionamento). Para análise dos dados utilizou-se os coeficientes de validade de conteúdo, kappa, alfa de Cronbach, correlação intraclasse e análise fatorial confirmatória. Os resultados mostraram que a versão para a língua portuguesa contém questões apropriadas para clareza de linguagem e relevância prática (CVC> ,81), apresenta consistência interna (α = ,83) e confiabilidade teste-reteste satisfatória (R = ,87). A análise fatorial confirmatória apresentou coeficientes de ajuste adequados (X2/gl = 2,10, GFI = ,95, CFI =0,96, TLI = ,95, RMSE = ,05). Conclui-se que a versão na língua portuguesa para alunos brasileiros do BPNES mostrou-se válida para avaliar os construtos de motivação (autonomia, competência e relações) no contexto educacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Luciane Cristina Arantes da Costa, Universidade Estadual de Maringá
Professora Dra. Adjunta do Departamento de Educação Física
João Maroco, ISPA
Professor Dr. Associado do Instituto Universitário - ISPA
Lenamar Fiorese Vieira, Universidade Estadual de Maringá
Professora Dra. Adjunta do Departamento de Educação Física
Published
2017-06-29
How to Cite
1.
Costa LCA da, Maroco J, Vieira LF. Validação do questionário de necessidades psicológicas básicas com alunos Brasileiros. JPhysEduc [Internet]. 2017Jun.29 [cited 2025Sep.15];28(1):e-2847. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/34522
Section
Motor Behavior and Biomechanics