Os professores de Educação Física e a paixão pela atividade docente

  • Maria Eloiza Fiorese Prates Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jorge Both Universidade Estadual de Londrina
  • Ieda Parra Barbosa Rinaldi Universidade Estadual de Maringá

Abstract

O objetivo do estudo foi de analisar a paixão pela carreira docente e o nível de satisfação de vida dos profissionais de Educação Física que atuam no ensino superior considerando os ciclos de desenvolvimento profissional. A amostra foi constituída por 133 professores atuantes em universidades do estado do Paraná (Brasil). Os instrumentos utilizados na pesquisa foram a Escala da Paixão, a Escala de Satisfação com a Vida e o questionário sociodemográfico. Para a análise de dados empregou-se os testes qui-quadrado e regressões logísticas binária e multinomial, considerando o nível de significância de 95% (p<0,05). Os resultados revelaram que a maioria do professores são apaixonados pela profissão. Além disso, observou-se que os professores que atuavam a 20 anos ou mais possuíam maior indice de paixão harmoniosa (p=0,022). Além disso, observou-se forte correlação entre o Critério da Paixão e a Paixão Harmoniosa (r=0,626). Por fim, conclui-se que quanto mais tempo o professor permanece na carreira maior é a paixão harmoniosa pelo trabalho.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Maria Eloiza Fiorese Prates, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Campo Mourão
Jorge Both, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado Pleno em Educação Física e Especialista em Atividade Física Direcionada à Promoção da Saúde pela UNIOESTE

Meste e Doutor em Educação Física pela UFSC

Professor do Departamento de Educação Física do Centro de Educação Física e Esporte da UEL

Ieda Parra Barbosa Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá
Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá
Published
2018-12-03
How to Cite
1.
Prates MEF, Both J, Rinaldi IPB. Os professores de Educação Física e a paixão pela atividade docente. JPhysEduc [Internet]. 2018Dec.3 [cited 2025Sep.10];30(1):e-3015. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39652
Section
Pedagogical and cultural aspects