The relation of the sources of experience and the perception of teaching self-efficacy of university students of the licenciatura course in physical education

Keywords: Autoeficácia. Educação Física. Universitários.

Abstract

O objetivo do estudo foi analisar as implicações das fontes para a construção da percepção de Autoeficácia Docente. Participaram da investigação 274 universitários de dois cursos de licenciatura em Educação Física no sul do Brasil. Aplicou-se as escalas de autoeficácia docente e fontes de autoeficácia docente. Modelos de regressão multinível foram utilizados para verificar a contribuição das fontes de autoeficácia docente na percepção de universitários. Os resultados mostraram que os universitários apresentaram nível de autoeficácia docente elevado. Sobre as fontes de autoeficácia, revelaram que a experiência vicária teve correlação moderada com o nível de percepção apresentado. Também evidenciaram que as experiências diretas contribuíram no nível de percepção dos universitários com experiência docente, com maior progressão no curso e que realizaram estágio obrigatório. Da mesma maneira, a fonte vicária contribuiu para aqueles com experiência docente. De forma semelhante, a fonte de persuasão social, afetando os universitários com experiência esportiva e ou docente. Por fim, a fonte de estados fisiológicos afetou os universitários nas variáveis estágios obrigatórios, experiência docente e progressão no curso. Conclui-se que os universitários percebem-se autoeficazes, que as fontes de experiência vicária proporcionaram uma percepção elevada e que as demais fontes contribuíram para a autoeficácia docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Filipy Kuhn, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutorando no programa de Pós-graduação em Educação Física PPGEF na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em ciências do movimento humano na Universidade do Estado de Santa Catarina. Formado em Licenciatura em Educação Física.
Valmor Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina
Professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (UDESC-CEFID) e também, no Programa de de Pós-Graduação em Educação Física (UFSC). Coordenador do laboratório de Pedagogia do Esporte e Educação Física LAPEF.
Vinícius Zeilmann Brasil, universidade federal de Santa Catarina
Doutorando em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (bolsista CAPES). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, no ano de 2015. Graduado em Educação Física no ano de 2009 pelo Centro de Ciências
Ana Flávia Backes, universidade federal de Santa Catarina
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (bolsista CAPES). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Membro do Laboratório de Pedagogia do Esporte (LAPE/UFSC) e Laboratório de Pedagogia do Esporte e da Educação Física (LAPEF/CEFID/UDESC).
Jeferson Rodrigues de Souza, universidade federal de Santa Catarina
Doutorando na área de Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Educação Física (UFSC)Graduado em bacharel em Educação Física (2013) pelo Centro de Ciências.
Daiane Cardoso da Silva, universidade federal de Santa Catarina
Mestranda na universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Educação Física (UFSC).
Humberto Jorge Gonçalves Moreira de Carvalho, universidade Federal de Santa Catarina
Professor doutor efetivo adjunto 1, na universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador do LAPE.
Giuliana Rovela Francisco Figueredo, Universidade do Estado de Santa Catarina
Mestranda no programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano.Membro do laboratório de Pedagogia do Esporte e da Educação Física.
Published
2019-03-25
How to Cite
1.
Kuhn F, Ramos V, Brasil VZ, Backes AF, Souza JR de, Silva DC da, Carvalho HJGM de, Figueredo GRF. The relation of the sources of experience and the perception of teaching self-efficacy of university students of the licenciatura course in physical education. JPhysEduc [Internet]. 2019Mar.25 [cited 2025Sep.10];30(1):e-3026. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41631
Section
Pedagogical and cultural aspects