Possibilidades de aproximação do cenário escolar na formação inicial em Educação Física

  • Camila Rinaldi Bisconsini Universidade Estadual de Maringá
  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira Universidade Estadual de Maringá

Abstract

A partir das diretrizes nacionais para a formação docente (Resolução CNE/CP 2/2015), as licenciaturas devem contemplar em seus currículos as atividades formativas (2200 horas), atividades teórico-práticas  de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes (200 horas),  o estágio supervisionado (400 horas) e a Prática como Componente Curricular – PCC (400 horas). O objetivo da pesquisa foi analisar as possibilidades de aproximações do cenário escolar na formação inicial em Educação Física - licenciatura. O método de análise foi qualitativo e contou com o envolvimento de 59 sujeitos, sendo 41 acadêmicos formandos e 18 docentes, os quais participaram por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo com suporte do software NVivo 10. Tanto os docentes quanto os acadêmicos sinalizam o estágio supervisionado como a principal atividade em desenvolvimento no curso para a aproximação com o ambiente escolar. Os entrevistados ainda destacaram a necessidade de outras iniciativas para intensificar os contatos com as escolas ao longo da formação inicial,  para ampliar o repertório de vivências que abordem a rotina do professor de Educação Física na Educação Básica, como a PCC, que pode se concretizar em uma estratégia para viabilizar essa diversificação.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Camila Rinaldi Bisconsini, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Educação Física - Licenciatura (2007-2010). Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Mestrado em Educação Física na área de concentração Práticas Sociais em Educação Física (2011-2013). Universidade Estadual de Maringá (UEM).

 

Doutorado em Educação Física na área de concentração Práticas Sociais em Educação Física (2014-2017). Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá
Professor da Universidade Estadual de Maringá (Departamento de Educação Física). Integrante do Programa de Pós-Graduação Associado UEM - UEL em Educação Física.
Published
2019-04-03
How to Cite
1.
Bisconsini CR, Oliveira AAB de. Possibilidades de aproximação do cenário escolar na formação inicial em Educação Física. JPhysEduc [Internet]. 2019Apr.3 [cited 2025Sep.10];30(1):e-3031. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42001
Section
Pedagogical and cultural aspects