Arbitragem no contexto do esporte escolar: percepções de violência narradas por árbitros

Abstract

O árbitro/a ocupa uma posição de destaque no esporte, tendo a responsabilidade de realizar a gestão do jogo, função que o/a expõe a situações de violência. Em competições em nível escolar, a pesquisa nesse campo ainda é incipiente. Assim, o objetivo do estudo foi reconhecer a violência percebida por árbitros/as no contexto dos jogos escolares da juventude. Lança mão de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, e fora realizado na fase estadual dos jogos em 2016 no estado de mato grosso. Participaram da pesquisa árbitros/as (n=19), das categorias a e b. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas, registradas em um gravador digital (sonyⓇ icd-px312) e transcritas na íntegra, empregou-se a análise de conteúdo, usando o software nvivoⓇ10. Com base nos resultados, observou-se que todos/as sofreram ou vivenciaram algum tipo de violência, bem como a relativizam considerando o contexto investigado. Revelou-se também a fragilidade no sistema de controle dessas situações, atribuindo ao/a árbitro/a a exclusiva responsabilidade pela gestão do ambiente de competição. O papel do/a árbitro/a deverá ser abordado como conteúdo do processo de formação de jovens no esporte e, nesse sentido, deverão compreender que são corresponsáveis pela educação esportiva.  

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

João Carlos Martins Bressan, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias UNESP/RC. Mestre em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Especialista em tecnologias da educação pela Pontifícia Universidade Católica /RJ (2010) e graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí/PR (2006). Atualmente é docente da Faculdade de Ciências da Saúde no curso de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso. É pesquisador da rede CEDES/MT. Participa ainda em projetos de pesquisa e extensão que tem como principais temáticas: formação de professores; estudos aplicados em pedagogia do esporte e esporte e desenvolvimento humano.
Kleber Tuxen Carneiro, Universidade Federal de Lavras (UFla)
Graduado em Educação Física e Pedagogia, com especialização em Pedagogia do Movimento, Mestrado em Educação Escolar (na linha de pesquisa: Psicologia da Educação) pela FCLAr-Unesp e Doutorado na mesma área, contudo em outra linha (Estudos históricos, filosóficos e antropológicos sobre escola e cultura). Concentra experiências na área da Educação, atuando especialmente nos temas: Estudos sobre a Teoria do Jogo e a constituição da Cultura Lúdica; História da Educação e da Educação Física, Didática e Metodologias no Ensino e Aspectos da Aprendizagem em Educação Infantil. Desenvolve pesquisas com enfoque epistemológico dentro dos eixos temáticos: Teoria do Jogo, Memória e constituição da Cultura Lúdica; Aspectos do Ensino e Aprendizagem vinculados a Educação Física Escolar; Estudos sobre a Infância e as Práticas de Ensino ligadas à Educação Infantil e Pesquisas Historiográficas em Educação. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde participa como pesquisador junto ao GEFORDEF - Grupo de Estudo/Pesquisa sobre Formação Docente em Educação Física, bem como pesquisador/colaborador junto ao Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte - LEAPE (Unemat). 
Viviane Teixeira Silveira, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2004) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas concluído em 2013, na Universidade Federal de Santa Catarina/Bolsista CNPq. Doutorado sanduíche na Université de Strasbourg, sob supervisão do prof. David Le Breton. Atualmente é professora do curso de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso.Tem experiência na área de Educação Física e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física escolar, formação de professores, sociologia e antropologia do corpo, gênero e sexualidade, teorias feministas, memória, corpo, mulher e esporte.
Dominique Stefany Gomes dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)
Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2017). Atualmente aluna especial do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso na disciplina de Educação, Diversidade e Interculturalidade. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Física escolar; Formação; Gênero e Sexualidade. 
Riller Silva Reverdito, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)
Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Adventista de São Paulo (FAH/UNASP), Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (FACIS/UNIMEP), na área de concentração Movimento Humano, Cultura e Educação, e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP), na área de Biodinâmica do Movimento e Esporte. Atualmente é docente na Faculdade de Ciências da Saúde, curso de Educação Física, da Universidade do Estado de Mato Grosso (FACIS/UNEMAT). Atua na área de Educação Física e Esporte, na linha de pesquisa Movimento Humano, Esporte e Educação, com ênfase em Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte, Educação Física Escolar, Desenvolvimento Positivo dos Jovens e Avaliação de Impacto Social.
Published
2019-06-20
How to Cite
1.
Bressan JCM, Carneiro KT, Silveira VT, dos Santos DSG, Reverdito RS. Arbitragem no contexto do esporte escolar: percepções de violência narradas por árbitros. JPhysEduc [Internet]. 2019Jun.20 [cited 2025Sep.10];30(1):e-3056. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42696
Section
Pedagogical and cultural aspects