The body in contemporary times: can school physical education re-signify it?

  • Andréia Santos Gonçalves UNB
  • Aldo Antonio de Azevedo UNB
Keywords: Body, Society, School Physical Education.

Abstract

This interpretative article presents a reflection on the role of school physical education in re-signifying the body in the face of the stereotyped body created in contemporary times. It makes reference to the contributions from body researchers, especially Breton, and to ideas from sociologists such as Durkheim and Foucault and anthropologists such as Mauss. It also reflects upon the body issue in physical education practices in which teacher and students both hold body re-signifying possibilities through an awareness process that helps to overcome fragmentation and proposes interdisciplinarity as a key element. This reflection demands that the reality of pedagogical practices be recognized in school physical education as a freeing social space, and not as a mere emulator of non-critical practices.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Andréia Santos Gonçalves, UNB
Mestranda em Educação Fisica Escolar pela Universidade de Brasília. É técnica em Assuntos Educacionais do Ministério da Educação/Inep, lecionou na área educacional (Educação Física Escolar do Ensino Fundamental) com experiência de 8 anos, além de ter ministrado cursos de formação para graduados em educação fisica na modalidade de Educação à Distância. Realiza no momento pesquisas sobre o corpo, esportes e educação física escolar, suas representações sociais/culturais/biologicas dentro de um enfoque sociológico, a partir dos estereótipos construídos contemporaneamente Currículo Lattes
Aldo Antonio de Azevedo, UNB
Carta Resposta Duplicidade. Caros colegas José Luis e Ari Lazarotti, boa noite! Desculpem o atraso na resposta, mas estive viajando e não foi possível responder todas as mensagens. Agradeço o contato. No que se refere à alegação de duplicidade da publicação, emitimos o seguinte parecer, a saber: O encaminhamento do artigo (com revisão e modificações) para o segundo periódico, se deu, na época, em razão da morosidade e incerteza na resposta inicial do primeiro periódico. Ocorre que a publicação incial acabou sendo aceita, mas já num momento ulterior, quando da ocorrência do envio ao segundo periódico (revisado e modificado), cuja resposta, provavelmente, na época, pode ter ocorrido com maior celeridade. A natureza similar do artigo encaminhado se justifica, inicialmente, pelo fato de se encontrar em 2 momentos de revisão, por se tratar de textos elaborados entrementes ao processo de elaboração de dissertação de Andreia Gonçalves, cuja centralidade temát ica se reporta à questão da re-significação do corpo pela Educação Física escolar. Na condição de orientador de mestrado e doutorado (Prof. Aldo Azevedo), tem sido praxe estimular os orientandos a publicarem 1 artigo ao longo do curso e o processo se dá pela elaboração de um texto da tese sob a forma de artigo científico, ocasião em que ambos (orientador e orientando) elaboram e fazem a revisão do texto antes de encaminhar para publicação. É certo que a primeira versão foi encaminhada para o primeiro periódico e a segunda versão para o segundo periódico, com natureza de título e de conteúdo modificados, em razão de revisão feita. Desse modo, dada a revisão e modificações efetuadas no segundo momento (até mesmo com apoio nas orientações da dissertação), não consideramos, necessariamente, as publicações sob a forma de "duplicidade". Aproveitamos a ocasião para parabenizar o trabalho dos editores em epígrafe e desde já nos co locamos à disposição para outros esclarecimentos que se fizerem necessários. Atenciosamente. Aldo Azevedo e Andreia Gonçalves. Em 11/09/2009 14:47, José Luis < jllvieira@uem.br > escreveu: Prezados Autores, Andréia Gonçalves Aldo Antonio de Azevedo Os editores das Revistas "Pensar a Prática" e "Revista da Educação Física/UEM" solicitam resposta ao contido na carta em anexo. Atenciosamente, José Luiz Lopes Vieira Editor Revista da Educação Física/UEM -- Esta mensagem foi verificada pelo sistema de antivírus e acredita-se estar livre de perigo. -- Esta mensagem foi verificada pelo sistema de antivírus e acredita-se estar livre de perigo.
Published
2008-07-09
How to Cite
1.
Gonçalves AS, Azevedo AA de. The body in contemporary times: can school physical education re-signify it?. JPhysEduc [Internet]. 2008Jul.9 [cited 2025Sep.14];19(1):119-30. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4322
Section
Review Articles