Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolar

Abstract

A forma de ensinar esportes na educação física escolar tem se modificado ao longo das últimas décadas, mas no Brasil esta transformação pedagógica ainda é recente, com estudos de intervenção dessa natureza sendo publicados a partir de 1993, porém ainda utilizando métodos tradicionais. O estudo objetivou demonstrar que o badminton pode ser ensinado na prática via diferentes métodos de ensino e, além disso, apontar em que as atividades propostas distinguem-se quanto a frequência de ocorrência para cada método aplicado. A amostra foi composta por 48 escolares (15,1±0,64 anos) de ambos os sexos e três professores. Os escolares foram separados em três grupos de acordo com o método de ensino (Analítico, TGfU e Integrativo). Aplicou-se 17 sessões para prática do badminton em cada método supracitado. Os resultados de confiabilidade apontaram excelentes índices de concordância intra e inter-avaliadores, a análise descritiva da categorização das aulas e o teste qui-quadrado evidenciaram as peculiaridades de cada método. Conclui-se que a aplicação dos referidos métodos no contexto real de ensino-aprendizagem do badminton estimula e reforça a validade ecológica da pesquisa, uma vez que as práticas ocorreram durante as aulas de educação física.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...
Published
2019-06-18
How to Cite
1.
Aburachid LMC, da Silva SR, Araújo ND, Greco PJ. Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolar. JPhysEduc [Internet]. 2019Jun.18 [cited 2025Sep.10];30(1):e-3055. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43572
Section
Sport Training and Pedagogy