<b>Didática comunicativa: contribuições para a legitimação pedagógica da Educação Física Escolar</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.5547
Abstract
Este estudo trata de apresentar alguns subsídios teóricos a partir de referenciais que se dedicam ao tema da emancipação humana, entre os quais, destacam-se Fensterseifer (2001), Freire (1996), Habermas (1987), que podem contribuir com a legitimação da Educação Física Escolar. Objetivou-se investigar, por meio de uma pesquisa teórica os princípios teórico-metodológicos que se apresentam na literatura compilada do âmbito da filosofia e da educação/Educação Física, para a perspectiva de uma didática comunicativa para a Educação Física Escolar. Busca a fundamentação metodológica nos pilares de uma pesquisa teórica apresentada por Demo (2004), delimitando-se a estudos que tratam da emancipação humana. Conclui-se que, pelo desenvolvimento da comunicação intersubjetiva, nos processos de ensinar e aprender em práticas da Educação Física pode-se desencadear competências sociais e valores humanos, como o respeito, a solidariedade, a autonomia, a cooperação, imprescindíveis para a atual sociedade.Downloads
			Download data is not yet available.
		
	Metrics
Metrics Loading ...
						Published
					
					
						2009-07-01
					
				
							How to Cite
						
						1. 
Boscatto JD, Kunz E. <b>Didática comunicativa: contribuições para a legitimação pedagógica da Educação Física Escolar</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.5547. JPhysEduc [Internet]. 2009Jul.1 [cited 2025Nov.4];20(2):183-95. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/5547
						Issue
					
					
				
							Section
						
						
							Original Articles
						
					• Authors retain the copyright and full publishing rights without restrictions.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
   
                                                                                                                                            
                                                                                                                                                                                 
							





_1502.jpg)









 