Effect of standardization of observation and evaluation criteria of the front crawl arm stroke technique on inter- and intra-rater reliability

Keywords: Swimming, Sport, Evaluation, Pedagogy

Abstract

Esse estudo teve por objetivo avaliar o efeito da padronização dos critérios de observação e de avaliação da técnica da braçada do nado crawl na confiabilidade inter e intra avaliadores para uma proposta de lista de observação. Dois professores e dois treinadores de natação competitiva com formação acadêmica diferentes foram responsáveis por avaliar a técnica da braçada do nado crawl de 44 nadadores por meio de vídeo. Cada nadador realizou um percurso de 25m em velocidade confortável tendo seu deslocamento gravado nos planos lateral e frontal, ambos submersos e fora d’água, nos 10 m finais da piscina. No percurso de filmagem os nadadores não realizaram a respiração lateral. Somente o movimento realizado pelo braço direito foi foco de observação dos avaliadores e com base em uma lista de verificação. Após as filmagens os avaliadores participaram de três etapas: na primeira etapa houve uma intervenção para padronização dos critérios de observação e de avaliação. Na segunda etapa testou-se a concordância inter-avaliadores e, na terceira, a concordância intra-avaliador. Na segunda etapa do estudo a concordância variou de pequeno a baixa (k=0,08 e k=0,38). Na terceira etapa alguns avaliadores apresentaram concordância pobre e baixa (k=-0,13 e k=0,35), enquanto outros apresentaram concordância entre razoável e praticamente perfeita (k=0,64 e k=0,87). A partir dos resultados apresentados concluiu-se que a proposta de intervenção não surtiu o efeito desejado de padronização dos critérios de observação e avaliação entre os avaliadores

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Published
2023-04-10
How to Cite
1.
Sampaio Peres MV, Nogueira F, Ramos W, Cardoso T, Nogueira L, Tucher G. Effect of standardization of observation and evaluation criteria of the front crawl arm stroke technique on inter- and intra-rater reliability. JPhysEduc [Internet]. 2023Apr.10 [cited 2025Sep.15];34(1):e-3416. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/66096