Portagens emocionais dos estudantes de educação de professores de educação física (PETE) para a educação física: uma análise ampla
Resumo
Esta pesquisa investiga as experiências emocionais de estudantes de formação de professores no contexto da educação física na Batangas State University, TNEU JPLPC-Malvar. O estudo visa discernir o cenário emocional examinando a influência de vários fatores, como sexo, ano, desempenho acadêmico e status socioeconômico nas dimensões subjetivas, fisiológicas e comportamentais dessas experiências. Participaram do estudo uma coorte de cinquenta e seis (56) alunos do 2º, 3º e 4º anos do curso de Bacharelado em Educação Física. Os dados foram coletados por meio de um questionário desenvolvido pelo pesquisador, e análises estatísticas, incluindo avaliações médias e testes de qui-quadrado, foram empregadas para avaliar experiências emocionais e explorar relações com variáveis pessoais. As descobertas revelaram uma população estudantil predominantemente feminina, do segundo ano, com alto desempenho acadêmico e origem de renda média. Os participantes relataram experiências subjetivas e reações comportamentais extremamente positivas, acompanhadas de respostas fisiológicas favoráveis. O estudo identificou relações significativas entre as variáveis pessoais dos participantes e as suas experiências emocionais, exceto no nível do ano. As implicações destas descobertas sublinham a importância de empregar estratégias para melhorar as experiências emocionais, concentrando-se particularmente nas reações subjetivas e comportamentais, para contribuir para um ambiente de aprendizagem mais positivo e eficaz para os alunos da formação de professores de educação física.
Downloads
Metrics
Copyright (c) 2025 Bendo et al.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.