<b>Comparação e correlação entre valores de velocidade de nado prescritos por diferentes métodos</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v21i4.8075

  • Marcos Franken Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rafael Schenfeld Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Flávio Antônio de Souza Castro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Natação, Desempenho, Velocidade crítica.

Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar e correlacionar valores de velocidade crítica (VC) e de velocidade média de nado (VN) correspondentes à concentração de 4 mM de lactato sanguíneo (V4) e de VN de 300 m (V300) sob máxima intensidade. Oito nadadores, do sexo masculino, com idades entre 22 e 25 anos e três anos de experiência, realizaram seis avaliações: 1) repetições máximas nas distâncias de 100, 200, 300 e 400 metros para a determinação dos valores de VC e da V300; e 2) duas repetições de 300 metros, respectivamente a 90 e 100% da V300, para a determinação da V4. Não foi encontrada diferença e correlação da V4 com a V300 e os valores de VC. Foram encontradas correlações entre os modelos de VC com a V300. A utilização de diferentes modelos não influencia a determinação da VC e os métodos utilizados no presente estudo não apresentaram diferenças significativas.

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Biografia do Autor

Marcos Franken, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Grupo de Estudos em Esportes Aquáticos (GEEA); Laboratório de Pesquisa do Exercício (LAPEX).
Rafael Schenfeld, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Grupo de Estudos em Esportes Aquáticos (GEEA); Laboratório de Pesquisa do Exercício (LAPEX).
Flávio Antônio de Souza Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Grupo de Estudos em Esportes Aquáticos (GEEA); Laboratório de Pesquisa do Exercício (LAPEX).
Publicado
2010-12-05
Como Citar
1.
Franken M, Schenfeld R, Castro FA de S. <b>Comparação e correlação entre valores de velocidade de nado prescritos por diferentes métodos</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v21i4.8075. JPhysEduc [Internet]. 5º de dezembro de 2010 [citado 25º de outubro de 2025];21(4):687-93. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/8075
Seção
Artigos Originais