<b>Olympic flame appropriation: the national torch relay in Porto Alegre – Brazil (1938-1947)</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i1.8300

  • Luis Henrique Rolim Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ester Liberato Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Keywords: Sport, Torch flame, History.

Abstract

Since 1938 the Nation Torchy Relay (NTR) has been a cultural practice together with all the other Nation’s Week celebrations where the Brazil’s Independence Day is celebrated. Our study is base on the Cultural History scope; it aims to comprehend how the establishment of the NTR occurred in Porto Alegre city and also how the NTR developed in the period from 1938 to 1947. Using printed and oral sources, we comprehended that the NTR can be considered an appropriation of the Olympic Torchy Relay. The social and cultural context of Porto Alegre city and the Brazilian national political context contributed to this cultural practice’s appearance and settlement; in those times the Brazilian national identity has being established. Thus, the NTR can be seen as one of the nationalization actions of the country that was produced in the sports and cultural fields.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Luis Henrique Rolim Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Especialista em Psicomotricidade Relacional pelo Centro Universitário LaSalle (2006). Licenciado em Educação Física e Ciências do Desporto pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisador do Grupo Interinstitucional de Estudos Olímpicos e do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin.
Ester Liberato Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Possuo experiência na área da Educação Física, com ênfase na História da Educação Física. Estudo na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde ingressei no primeiro semestre de 2004, através de um processo seletivo (vestibular), em que classifiquei-me como primeira colocada no curso. Já tive experiência na área da Fisiologia do Exercício e Anatomia Humana também, através da atuação como monitora acadêmica voluntária nas duas disciplinas. Pude atuar em dois projetos de ação de extensão universitária, onde pude aprimorar e aplicar meus conhecimentos, bem como aliar a teoria e a prática. Tive a oportunidade de participar de um convênio de mobilidade acadêmica (intercâmbio) entre a EsEF/UFRGS e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, onde cursei um semestre (2007/1), com uma bolsa de estudos, através de um processo seletivo. Também através de processo seletivo, conquistei uma bolsa para estudar por um semestre na Universidad Nacional de Tucumán - Tucumán - Argentina (2008/1), podendo aprender e amadurecer tanto pessoal como profissionalmente em duas oportunidades bem distintas de intercâmbio. Durante o período em que estive na Argentina, tive a oportunidade de participar voluntariamente no Proyecto Actividades Asistidas por Caballos, na Fundación Minka, em Tucumán, de março de 2008 a julho de 2008, tendo experiência em contato direto com crianças com necessidades especiais. Sempre dediquei-me à aprendizagem de outros idiomas (inglês e espanhol), dos quais possuo conhecimento avançado. Desempenhei atividades de estágio em aulas de natação, hidroginástica e musculação na Academia Netuno, de agosto de 2007 a fevereiro de 2008. Pretendo aprofundar meus conhecimentos na área da História do Esporte e da Educação Física. No que se refere ao associativismo esportivo, desenvolvi uma pesquisa com a temática da emergência e do enfraquecimento da prática do turfe em Porto Alegre (1875/1910), a qual, inclusive, foi meu TCC. Com este estudo também conquistei uma bolsa de iniciação científica BIC/UFRGS (09/2008 a 07/2009). Dessa forma, colaborarei para o progresso do conhecimento científico da área, ao mesmo tempo em que pretendo apropriar-me de eventuais temáticas a fins para seguir minha carreira acadêmica após a graduação.
Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria; Especialização em Técnica Desportiva - Voleibol; Especialização em Pesquisa Curricular em Educação Física; Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria; Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - mestrado e doutorado da ESEF/UFRGS. Realiza pesquisas em história do esporte e da educação física no Rio Grande do Sul, além de pesquisas no âmbito dos estudos olímpicos.
Published
2011-04-02
How to Cite
1.
Silva LHR, Pereira EL, Mazo JZ. <b>Olympic flame appropriation: the national torch relay in Porto Alegre – Brazil (1938-1947)</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v22i1.8300. JPhysEduc [Internet]. 2011Apr.2 [cited 2025Oct.12];22(1):65-3. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/8300
Section
Original Articles