<b>Pesquisa qualitativa na Educação Física Brasileira: marco teórico e modos de usar</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v21i3.8682

  • Silvana Vilodre Goellner Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre
  • Alberto Reinaldo Reppold Filho Universida Federal do Rio Grande do Sul
  • Alex Branco Fraga Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janice Zaarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marco Paulo Stigger Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vicente Molina Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Pesquisa qualitativa, Etnografia, Pesquisa historiográfica, Análise de discurso, Análise de imagem, Ética na pesquisa

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência partilhada de professores de pós-graduação na disciplina Instrumentos para Coleta e Investigação em Pesquisa Qualitativa, do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. O artigo está organizado em cinco eixos: etnografia, pesquisa historiográfica, análise de discurso, análise de imagens e ética em pesquisa. Em cada eixo são esboçados os marcos teóricos que o sustentam, bem como apresentados exemplos de como estes podem ser utilizados a partir de pesquisas produzidas por discentes do próprio programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvana Vilodre Goellner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre
Licenciada em Educação Física pela UFSM, mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e doutora em Educação pela UNICAMP. Professora na graduação e pós-graduação do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), o Centro de Memória do Esporte da ESEF/UFRGS e o GRECCO - Grupo de Estudos sobre Cultura e Corpo. Compõe a coordenadoria do Núcleo da Rede CEDES na UFRGS. Editora da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), periódico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte ((2005-2007). Membro do IASI (International Association of Sport Documentation). Tem experiência na área de educação física, com ênfase em educação e gênero atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, gênero, história do corpo e da educação física e esportes, documentação e informação e memória. Currículo Lattes
Publicado
2010-07-31
Como Citar
1.
Goellner SV, Reppold Filho AR, Fraga AB, Mazo JZ, Stigger MP, Molina Neto V. <b>Pesquisa qualitativa na Educação Física Brasileira: marco teórico e modos de usar</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v21i3.8682. JPhysEduc [Internet]. 31º de julho de 2010 [citado 1º de dezembro de 2025];21(3):381-10. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/8682
Seção
Artigos de Opinião