<b>Produção do conhecimento científico sobre a dança na perspectiva educacional</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i3.10058
Palavras-chave:
Dança, Conhecimento, Educação.
Resumo
Este estudo qualitativo investigou as produções do conhecimento científico referentes à dança na perspectiva educacional. Foi desenvolvida uma pesquisa exploratória com grupos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, selecionados pelos termos “dança e educação”, e na Plataforma Lattes, para informações sobre as publicações que traziam a dança nos títulos dos artigos completos publicados em periódicos no período de 2005 a 2010. Os resultados, analisados descritivamente por Análise de Conteúdo Temático, indicam a predominância de publicações sobre dança na área de Artes, seguida pelas de Educação e Educação Física. Seu potencial de intervenção vem sendo evidenciado e reconhecido em uma perspectiva educativa nos estudos focalizados, especialmente associando-se à transdisciplinaridade e à educação estética em interface com os contextos sociais, culturais e terapêuticos. Devido à sua complexidade e abrangência, o campo de estudos sobre a dança apresenta lacunas que ainda necessitam novos direcionamentos e discussões por parte do meio acadêmico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Publicado
2011-08-24
Como Citar
1.
Trevisan PRT da C, Schwartz GM. <b>Produção do conhecimento científico sobre a dança na perspectiva educacional</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i3.10058. JPhysEduc [Internet]. 24º de agosto de 2011 [citado 11º de outubro de 2025];22(3):361-72. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/10058
Edição
Seção
Artigos Originais
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.