<b>Problemas evidenciados na operacionalização das 400 horas de estágio curricular supervisionado</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i3.10391

  • Fabiana Celente Montiel Instituto Esporte Educação
  • Flávio Medeiros Pereira Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Estágio, Educação Física, Licenciatura.

Resumo

Este trabalho faz parte de uma pesquisa sobre o impacto das 400 horas de estágio curricular supervisionado (ECS) nos cursos de formação de professores em Educação Física (EF) do RS. Com base nas alterações estabelecidas pela Resolução CNE/CP 02/2002, buscamos identificar os problemas evidenciados no desenvolvimento do ECS de 400 horas e verificar se os coordenadores de curso e professores orientadores de estágio consideraram positivas ou negativas as mudanças. O estudo foi realizado com os coordenadores de curso e professores orientadores de estágio de quinze cursos de EF do RS, sendo um de cada instituição de Ensino Superior (IES). Encontramos como principais problemas o número de estudantes em situação de ECS nas escolas, dificultando o acompanhamento destes, assim como a falta de parceria entre a escola e a IES. De modo geral, os sujeitos investigados consideraram positivas as mudanças, evidenciando uma melhor formação pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana Celente Montiel, Instituto Esporte Educação
Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas, professora do Instituto Esporte Educação e membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física e Educação da ESEF/UFPel.
Flávio Medeiros Pereira, Universidade Federal de Pelotas
Doutor do Departamento de Ginástica e Saúde da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da mesma instituição.
Publicado
2011-08-24
Como Citar
1.
Montiel FC, Pereira FM. <b>Problemas evidenciados na operacionalização das 400 horas de estágio curricular supervisionado</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v22i3.10391. JPhysEduc (Maringá) [Internet]. 24º de agosto de 2011 [citado 19º de dezembro de 2025];22(3):421-32. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/10391
Seção
Artigos Originais