<b>A ginástica nas aulas de Educação Física: o “aquecimento corporal” em questão</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i4.12536

  • Ana Maria Pereira Universidade Estadual Londrina
  • Marilene Cesário Universidade Estadual Londrina
Palavras-chave: Ginástica, Conteúdo Escolar, Aquecimento Corporal.

Resumo

O presente estudo está compromissado com a educação e com a organização do conhecimento em Ginástica no currículo escolar e teve como objetivo propor o aquecimento corporal como assunto a ser ensinado nas aulas de Educação Física, quando esta tratar do conteúdo Ginástica. Para consolidar as discussões, o desenvolvimento do estudo se vinculou às abordagens qualitativas e levantou conhecimento a partir da revisão literária das mais variadas fontes e documentos, analisando os discursos dos textos e dos contextos contidos nas produções teóricas da Educação Física. Concluiu-se que o tema aquecimento corporal é estudado por diferentes áreas profissionais, havendo controvérsias no que diz respeito aos seus tipos, objetivos e finalidades. Então, o processo de construção de texto empenhado em sugerir conteúdos para o ensino da Ginástica contribui para a organização e sistematização dos conhecimentos na área, como também auxilia nas reformulações no campo da intervenção pedagógica e da inovação metodológica nas aulas de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Maria Pereira, Universidade Estadual Londrina
Prof. Dra. da Universidade Estadual Londrina, do Centro de Educação Física e Esportes, Depto Estudos do Movimento Humano, pesquisadora em motricidade humana e ginástica ecolar.
Marilene Cesário, Universidade Estadual Londrina
Prof. Dra. da Universidade Estadual Londrina, do Centro de Educação Física e Esportes, Depto Estudos do Movimento Humano, pesquisadora em formação de professores e ginástica ecolar.
Publicado
2012-01-04
Como Citar
1.
Pereira AM, Cesário M. <b>A ginástica nas aulas de Educação Física: o “aquecimento corporal” em questão</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v22i4.12536. JPhysEduc [Internet]. 4º de janeiro de 2012 [citado 30º de setembro de 2025];22(4):637-49. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/12536
Seção
Artigos de Revisão