<b>A Educação Física escolar na cidade de Pelotas, RS: contexto das aulas e conteúdos</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v23i1.12617

  • Milena de Oliveira Fortes
  • Mario Renato Azevedo Universidade Federal de Pelotas - Pelotas
  • Marina Marques Kremer
  • Pedro Curi Hallal
Palavras-chave: Educação Física, Conteúdos, Esporte

Resumo

O objetivo do estudo foi descrever os conteúdos e ações dos professores no contexto da Educação Física escolar na cidade de Pelotas, RS. Estudo transversal de base escolar foi realizado, totalizando 240 observações em 68 turmas. O System for Observing Fitness Instruction Time (SOFIT) foi utilizado como instrumento para avaliar as aulas de Educação Física. Observou-se que o “jogo livre” (45,3%) foi a estratégia metodológica mais utilizada nas aulas. Os esportes coletivos foram os conteúdos mais freqüentes e a ação dos professores caracterizada como “outras tarefas” ou “observando atividades” foram as mais observadas. A participação dos professores no contexto das aulas foi baixa, refletido pela demasiada utilização do “jogo livre”. Tal situação precisa ser repensada com urgência, sob pena de os próprios profissionais da área estarem reforçando um quadro de incertezas sobre a contribuição e a importância da Educação Física na escola.

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Biografia do Autor

Mario Renato Azevedo, Universidade Federal de Pelotas - Pelotas
Programa de Pós-graduação em Educação Física. Grupo de Estudos em Epidemiologia da Atividade Física
Publicado
2012-04-01
Como Citar
1.
Fortes M de O, Azevedo MR, Kremer MM, Hallal PC. <b>A Educação Física escolar na cidade de Pelotas, RS: contexto das aulas e conteúdos</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v23i1.12617. JPhysEduc [Internet]. 1º de abril de 2012 [citado 13º de setembro de 2025];23(1):69-8. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/12617
Seção
Artigos Originais