<b>Crianças desnutridas pregressas, com sobrepeso e obesas apresentam desempenho motor pobre</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v23i2.13002

  • Cesare Augusto Marramarco Universidade de Caxias do Sul
  • Ruy Jornada Krebs Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
  • Nádia Cristina Valentini Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola Superior de Educação Física
  • Maria Helena da Silva Ramalho Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • João Otacílio Libardoni dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
  • Glauber Carvalho Nobre Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
Palavras-chave: Estado nutricional, Desempenho motor, Crianças

Resumo

O estudo objetiva investigar a associação entre o estado nutricional e o desempenho motor de crianças. Participaram 287 crianças, divididas entre 151 meninos e 136 meninas com idades entre 5 e 10 anos ( =8,1+1,7dp) e estado nutricional recomendado para a idade (NCHS, 2002; ALVES, 2008). Avaliou-se o desempenho motor por meio do Test of Gross Motor Development – Second Edition - TGMD-2 (ULRICH, 2000). Como resultado obteve-se que, independentemente do estado nutricional, um maior número de meninas apresentou desempenho motor muito pobre quando comparadas aos meninos. Crianças grande obesas e obesas e com desnutrição pregressa apresentam maior incidência de desenvolvimento motor muito pobre. Concluiu-se que o estado nutricional foi um fator associado ao desempenho das habilidades motoras das crianças investigadas.

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Biografia do Autor

Cesare Augusto Marramarco, Universidade de Caxias do Sul
Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) Especialização em Treinamento Desportivo - Atletismo pela Urcamp (1988) e Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007). Atualmente é professor titular da Prefeitura Municipal de Farroupilha e professor dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Fisica da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atletismo, Basquetebol, Esporte na Escola, atuando principalmente nos seguintes temas: caracteristicas cineantropométricas, esportes, tomada de decisão, aprendizagem e desenvolvimento motor , treinamento de crianças e jovens, talento esportivo, Estagio Profissional.
Ruy Jornada Krebs, Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), mestrado em Educação Física (MA) - University of Iowa (1980), mestrado em Administração Esportiva(MS) - University of New Mexico (1986), doutorado em Educação Física(PhD)- University of New Mexico (1987) e pós-doutorado em Desenvolvimento Motor - Indiana University (1994). Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria (aposentado). Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças e jovens, desenvolvimento humano, desenvolvimento motor, aprendizagem motora e esporte e Teoria Bioecológica do desenvolvimento Humano. Ex Presidente da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor e membro do Managing Council da International Society of Sport Psychology (gestão 2009/12). Homenageado pela Féderation Internationale d'Education Physique (FIEP) como um dos 10 Grandes Pensadores da Educação Física Brasileira
Nádia Cristina Valentini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola Superior de Educação Física
Possui PhD. e mestrado em Comportamento Motor pela Auburn University - EUA; e, graduação em Educação Física pela Fundação Universitaria da Regional de Blumenau. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atuando na Graduação e no Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano; orientando alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação Física tendo atuado na escola pública por 18 anos. Bolsistas de Produtividade do CNPq implementa pesquisas com enfoque no desenvolvimento motor em escolas públicas e em programas interventivos para bebês e crianças com atrasos motores. É coordenadora do Grupo de pesquisa em Intervenções Motoras, do curso de especialização em Motricidade Infantil e do Programa de Educação pelo Esporte para crianças em situação de vulnerabilidade social.
Maria Helena da Silva Ramalho, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
&ossui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1978), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1989) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1996). Atualmente é coordenadora do Ensino Integrado e professora da Faculdade da Serra Gaúcha nos cursos de Educação Física e Psicologia. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento da motricidade da criança, atividade lúdica, motricidade infantil, atividades espontâneas e educação infantil Currículo Lattes
João Otacílio Libardoni dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM 2001-2004) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (CEFID/UDESC 2006-2008). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Biodinâmica do Movimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Locomoção Humana, Esporte e Biomecânica do Calçado. Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na linha de pesquisa Comportamento Motor.
Glauber Carvalho Nobre, Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
Graduado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo pela Universidade Castelo Branco - RJ. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua na linha de Comportamento Motor principalmente sobre crescimento físico, estado nutricional e Desenvolvimento Percepto Motor de crianças e adolescentes com Desenvolvimento Típico e Atípico.
Publicado
2012-07-25
Como Citar
1.
Marramarco CA, Krebs RJ, Valentini NC, Ramalho MH da S, Santos JOL dos, Nobre GC. <b>Crianças desnutridas pregressas, com sobrepeso e obesas apresentam desempenho motor pobre</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v23i2.13002. JPhysEduc [Internet]. 25º de julho de 2012 [citado 13º de setembro de 2025];23(2):175-82. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/13002
Seção
Artigos Originais