<b>Rituais escolares: Notas sobre jogos e olimpíadas escolares como rituais</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v23i2.13621

  • Ana Gabriela Alves Medeiros
  • Fernanda Gonçalves Rios
  • Thaíse Ramos Varnier
  • Etyelle Ribeiro
  • Otávio Tavares Universidade Federal do Espirito Santo - Vitória.
Palavras-chave: Jogos, Rituais, Escola.

Resumo

A teoria sociológica aponta que todas as sociedades constroem formas de celebração de seus valores e identidade. Segundo autores como DaCosta (2000) e MacAloon (1984), os jogos olímpicos pautam-se em valores da modernidade ocidental, e que os celebra em grandiosas cerimônias. Inseridos no âmbito escolar, identificamos um elevado número de “jogos” e/ou “olimpíadas” que, direta ou indiretamente, baseiam-se no modelo olímpico. Neste contexto, tivemos por objetivo analisar os sentidos, significados e valores envolvidos na realização de jogos escolares, com ênfase em suas cerimônias de abertura. Além disso, buscamos compreender as razões que orientam os professores a organizarem estas competições. Para tanto, foram realizadas observações em duas cerimônias em escolas da Grande Vitória e entrevistas com os professores organizadores das competições. Verificamos que as apropriações dos valores ritualizados nos jogos olímpicos são singulares e baseadas na realidade local, porém coexistem com a emulação de um modelo que se propõe universal.


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Publicado
2012-07-25
Como Citar
1.
Medeiros AGA, Rios FG, Varnier TR, Ribeiro E, Tavares O. <b>Rituais escolares: Notas sobre jogos e olimpíadas escolares como rituais</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v23i2.13621. JPhysEduc [Internet]. 25º de julho de 2012 [citado 13º de setembro de 2025];23(2):217-2. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/13621
Seção
Artigos Originais