<b>Orientação sexual e Educação Física: sobre a prática pedagógica do professor na escola</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v23i2.14266

  • Ivan Luis Santos Universidade Cruzeiro do Sul
  • Sara Quenzer Matthiesen Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Educação física, Orientação sexual, Professores

Resumo

Na escola a sexualidade é tópico polêmico, em face da multipicidade de visões, crenças e valores de seus diversos atores. O objetivo desta pesquisa foi investigar como os professores de Educação Física compreendem o papel deste componente curricular no trabalho de orientação sexual nos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, e a entrevista semiestruturada foi a estratégia escolhida para a coleta dos dados descritivos presentes no discurso dos professores. Os resultados indicaram que a Educação Física congrega elementos importantes ligados à sexualidade, sobretudo ao trabalhar diretamente “com o corpo” e “no corpo”, por meio de seus conteúdos. A esse respeito, sugere-se a construção de um currículo escolar no qual o corpo apareça como elemento central na articulação de projetos interdisciplinares, e ressalta-se a necessidade de os professores conhecerem os mecanismos corporais que resultam em bloqueios e dificuldades emocionais ligados à sexualidade.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ivan Luis Santos, Universidade Cruzeiro do Sul
Mestre em Ciências da Motricidade. Professor do curso de Educação Física do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – Universidade Cruzeiro do Sul
Sara Quenzer Matthiesen, Universidade Estadual Paulista
Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação Física do Instituto de Biociências – UNESP – Campus de Rio Claro
Publicado
2012-07-25
Como Citar
1.
Santos IL, Matthiesen SQ. <b>Orientação sexual e Educação Física: sobre a prática pedagógica do professor na escola</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v23i2.14266. JPhysEduc [Internet]. 25º de julho de 2012 [citado 13º de setembro de 2025];23(2):205-1. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/14266
Seção
Artigos Originais