<b>Corpos belos nos ambientes virtuais: estudo por meio da sociologia visual</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v23i3.16987

  • Marcelo Callegari Zanetti Universidade Paulista - UNIP - São José do Rio Pardo
  • Altair Moioli Centro Universitário de Rio Preto-UNIRP e Universidade Paulista - UNIP - São José do Rio Preto. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte - LEPESPE/UNESP/RIO CLARO.
  • Mauro Klebis Schiavon Faculdades Integradas Claretianas - Rio Claro. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte - LEPESPE/UNESP/RIO CLARO.
  • Flávio Rebustini Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte - LEPESPE/UNESP/RIO CLARO.
  • Afonso Antonio Machado Professor adjunto da UNESP/Rio Claro, em RDIDP e Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte - LEPESPE/UNESP/RIO CLARO.
Palavras-chave: Cultura da beleza, Desenvolvimento humano, Desenvolvimento tecnológico.

Resumo

O corpo belo esteve sempre presente no imaginário e anseio das pessoas que cada vez mais lançam mão de recursos a fim de atingir tal beleza. Na contemporaneidade esta beleza também é buscada na construção de avatares e parece contaminar os ambientes virtuais. Por isso, realizamos um trabalho com o objetivo de investigar o belo nestes ambientes, representados por avatares no jogo Second Life. Como proposta metodológica investigamos 28 pessoas em 8 diferentes ambientes. Na análise dos dados optamos pela utilização da sociologia visual. Como principais resultados encontramos a construção de avatares com atributos físicos almejados por nossa atual sociedade, no qual, as mulheres buscam explorar a sensualidade e os homens a força física. Tais resultados nos levaram a concluir que padrões corporais cultuados podem ser amplamente encontrados nestes ambientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Callegari Zanetti, Universidade Paulista - UNIP - São José do Rio Pardo
possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Pardo (2002), mestrado em Ciências da Motricidade Humana pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro (2007), doutorando em Tecnologias e Desenvolvimento Humano pela mesma universidade, onde é membro do LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte). Pós-graduado em Tecnologias e Educação a Distância (UNICID). Atualmente é Professor do Curso de Educação Física da Unip de São José do Rio Pardo, professor efetivo da Escola Estadual Achiles Rodrigues, na cidade de Vargem Grande do Sul - SP, sócio-proprietário da Ducorpo Personal Training & Assessoria Esportiva, coordenador de futsal do Deparmento de Esportes de São José do Rio Pardo - SP. Membro da comissão científica da Revista Brasileira de Psicologia Aplicada ao Esporte e à Motricidade Humana.
Altair Moioli, Centro Universitário de Rio Preto-UNIRP e Universidade Paulista - UNIP - São José do Rio Preto. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte - LEPESPE/UNESP/RIO CLARO.

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Desportos de Catanduva (1982). Mestrado em Ciências da Motricidade Humana pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Doutorando no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP Campus de Rio Claro-SP. Atualmente é professor do Centro Universitário de Rio Preto- UNIRP e Universidade Paulista -UNIP. Coordenador do Curso de Pós Graduação em Educação Física Escolar da UNIRP. Coordenador do Departamento de Esporte-Educação da Secretaria de Esportes da cidade de São José do Rio Preto-SP desde 1993. Tem experiência na área esportiva, com ênfase em Educação Física Escolar, iniciação esportiva. Atua e pesquisa com temas relacionados ao futebol, educação física, psicologia do esporte, desenvolvimento humano e tecnologias.

Mauro Klebis Schiavon, Faculdades Integradas Claretianas - Rio Claro. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte - LEPESPE/UNESP/RIO CLARO.
Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Rio Claro (2012). Licenciado em Educação Física e Técnico Desportivo - UNESP-Rio Claro (1989) e Licenciado em Pedagogia, com habilitações em Administração e Supervisão Escolar - Faculdades Integradas Claretianas (2006). Especialista em Basquetebol - U.S.P. (1990); Natação e Condicionamento Físico Aquático - Faculdades Integradas Claretianas (2008); Didática e Metodologia do Ensino Superior - Anhanguera Educacional (2010); Tecnologias em Ensino a Distância - UNICID (2011). Atualmente é professor do Centro Universitário Anhanguera - Leme, onde ministra as disciplinas de Basquetebol, Psicologia do Esporte e Natação e Faculdades Integradas Claretianas, Rio Claro, onde ministra as disciplinas de Basquetebol, Futebol e Tecnologias Aplicadas à Educação Física. Atua também como Coordenador Pedagógico na Secretaria Municipal de Esportes de Rio Claro. Faz parte do LEPESPE- Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte- UNESP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física.
Flávio Rebustini, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte - LEPESPE/UNESP/RIO CLARO.
Reitor da Universidade do Grande ABC de 2008 a 2010 (UNIABC). Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologia - UNESP - Rio Claro, com estágio doutoral com o Prof. Dr. Marcos A. A. Balbinotti, departamento do Psicologia da Universidade de Quebéc em Trois-Rivières - Canadá (2011- ). Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Aperfeiçoamento em Voleibol no Instituto Estatal de Cultura Física de Moscou - Russia (1997), especialização em Psicologia do Esporte pela Faculdades Metropolitanas Unidas (1997), especialização em Voleibol pela Faculdades Metropolitanas Unidas (1996), aperfeiçoamento em Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo no Instituto Estatal de Cultura Física de Moscou - Russia (1994), graduado em Educação Física pela Universidade de Formação Educação e Cultura do ABC - UNIABC (1994). Editor-Chefe da REFELD - Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança. Parecerista das Revistas Motriz e Kairós Tem experiência na área de Gestão Universitária e em Educação Física, com ênfase em Estados Emocionais e Movimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Gestão Universitária, Esporte, Estados Emocionais e Psicologia do Esporte. Membro da INTERNATIONAL ASSOCIATION OF APPLIED PSYCHOLOGY / Membro da INTERNATIONAL SOCIETY OF SPORT PSYCHOLOGY/ Membro da Association of Internet Researchers / Membro da Associação Brasileira de Cibercultura.
Afonso Antonio Machado, Professor adjunto da UNESP/Rio Claro, em RDIDP e Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte - LEPESPE/UNESP/RIO CLARO.
Licenciado em Educação Física pela PUC- Campinas (1976); graduado em Filosofia e Pedagogia. Mestre (1985) e doutor(1994) em Educação, pela UNICAMP. Livre-docente pelo Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, com a tese "Agressividade e ansiedade em atletas jovens"(1998). Editor-chefe da Revista MOTRIZ, membro editorial da Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança (REFELD), da Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercício e del Deporto e da Coleção Pesquisa em Educação Física. Professor adjunto da UNESP/ Rio Claro, em RDIDP. Atua na Educação Física, com ênfase nos temas: estados emocionais, identidade psicológica do esportista, gênero e masculinidade no esporte e lesões psicológicas esportivas. Coordena o LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte), foi presidente da SOBRAPE (Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte), na gestão 2006-08. Realizou estágio de pós-doutoramento no Laboratório de Psicologia do Esporte, junto ao Prof. Dr. Duarte Araújo, da Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa(08-09) e na Universidade do Minho, com Prof. Dr. António Rui Gomes (10-11). Bolsista PQ (2010-13). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (DEHUTE), no IB/UNESP.
Publicado
2012-09-30
Como Citar
1.
Zanetti MC, Moioli A, Schiavon MK, Rebustini F, Machado AA. <b>Corpos belos nos ambientes virtuais: estudo por meio da sociologia visual</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v23i3.16987. JPhysEduc [Internet]. 30º de setembro de 2012 [citado 14º de setembro de 2025];23(3):411-20. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16987
Seção
Artigos Originais