Efeito da oclusão de informações espaciais na cortada do voleibol sobre a tomada de decisão defensiva em atletas com diferentes níveis de experiência

  • Fábio Luis Bordini
  • Marcelo Alves Costa
  • Josiane Medina Papst Universidade Estadual de Londrina
  • Danilo Augusto Ribeiro Universidade Norte do Paraná
  • Victor Hugo Alves Okazaki Universidade Estadual de Londrina
  • Inara Marques Universidade Estadual de L ondrina
Palavras-chave: Tomada de decisão, Sinais, Padrão de reconhecimento visual, Voleibol.

Resumo

O presente estudo analisou o efeito da oclusão de informações espaciais na cortada do voleibol sobre a tomada de decisão defensiva em atletas com diferentes níveis de experiência. Os participantes foram divididos em grupo adulto (GAD; n=16), infanto/mirim (GIM; n=16) e adulto novato (GNO; n=16). Foram ocluídas 5 informações espaciais: bola (OE1), braço e mão (OE2), cabeça (OE3), tronco (OE4) e MMII como condição controle (OE5). Foi mensurada a precisão na predição da trajetória da bola e a confiança da resposta. O GAD foi mais preciso que os demais grupos na condição OE2 (P’s<0,008), que proporcionou o pior desempenho dos grupos (P’s<0,001). O GAD apresentou maior confiança que o GNO em todas as condições (P’s<0,003), mas sem diferença em relação ao GIM (Bonferroni P’s>0,036). O GIM apenas foi mais confiante que GNO em OE4 (P=0,01). Assim, as informações OE1 e OE2 demonstraram afetar mais o melhor desempenho dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fábio Luis Bordini
Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora – GEPEDAM/UEL. Discente de Doutorado do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEL/UEM. Professor da rede municipal de Educação do município de Rolândia-PR.
Marcelo Alves Costa
Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora – GEPEDAM/UEL. Discente de Mestrado do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEL/UEM.
Josiane Medina Papst, Universidade Estadual de Londrina
Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora – GEPEDAM/UEL. Discente de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Pedagogia do Movimento Humano da Universidade de São Paulo – USP. Professora Mestre do Departamento de Educação Física no Centro de Educação Física e Esportes da Universidade Estadual de Londrina – UEL.
Danilo Augusto Ribeiro, Universidade Norte do Paraná
Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora – GEPEDAM/UEL. Discente do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEL/UEM. Professor do Departamento de Educação Física da Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR.
Victor Hugo Alves Okazaki, Universidade Estadual de Londrina
Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora – GEPEDAM/UEL. Professor Doutor do Departamento de Educação Física no Centro de Educação Física e Esportes da Universidade Estadual de Londrina – UEL.
Inara Marques, Universidade Estadual de L ondrina
Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora – GEPEDAM/UEL. Professora Doutora do Departamento de Educação Física no Centro de Educação Física e Esportes da Universidade Estadual de Londrina – UEL.
Publicado
2013-09-27
Como Citar
1.
Bordini FL, Costa MA, Medina Papst J, Ribeiro DA, Okazaki VHA, Marques I. Efeito da oclusão de informações espaciais na cortada do voleibol sobre a tomada de decisão defensiva em atletas com diferentes níveis de experiência. JPhysEduc [Internet]. 27º de setembro de 2013 [citado 9º de setembro de 2025];24(3):331-43. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/17006
Seção
Artigos Originais