Suporte parental percebido, motivação autodeterminada e habilidades de enfrentamento: uma abordagem de modelos de equações estruturais
Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar as relações de predição entre o Suporte Parental (SP) e as estratégias de enfrentamento (ICE), mediadas pela motivação autodeterminada. Participaram do estudo 126 atletas de futebol de campo com idades entre 13 e 20 anos, de um clube de futebol de campo do Paraná. Os instrumentos utilizados foram: Escala de motivação para o esporte, Inventário de habilidade atléticas de coping, Escala de suporte parental. Para analise estatística utilizou-se o Modelo de Equações Estruturais. O resultados evidenciaram bom ajuste do modelo proposto, e trajetórias significativas entre todas as variáveis. O SP influenciou forte e positivamente a motivação intrínseca (MI) e de media e negativamente a motivação extrínseca (ME). O ICE foi predito positivamente pela MI e negativamente pela ME. Conclui-se que a motivação autodeterminada é determinante para o suporte parental predizer as capacidades psicológicas de enfrentamento no contexto do futebol de campo.
Downloads
Metrics
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.