Suporte parental percebido, motivação autodeterminada e habilidades de enfrentamento: uma abordagem de modelos de equações estruturais

  • João Ricardo Nickenig Vissoci Faculdade Ingá - Maringá
  • José Roberto Andrade do Nascimento Junior Universidade Estadual de Maringá
  • Leonardo Pestillo de Oliveira Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
  • José Luiz Lopes Vieira Doutor. Professor do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Físcica UEM/UEL, Maringá-Paraná, Brasil.
  • Lenamar Fiorese Vieira Doutora. Professora do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Físcica UEM/UEL, Maringá-Paraná, Brasil.
Palavras-chave: Motivação, Relações pais-filho, Atletas, Futebol

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar as relações de predição entre o Suporte Parental (SP) e as estratégias de enfrentamento (ICE), mediadas pela motivação autodeterminada. Participaram do estudo 126 atletas de futebol de campo com idades entre 13 e 20 anos, de um clube de futebol de campo do Paraná. Os instrumentos utilizados foram: Escala de motivação para o esporte, Inventário de habilidade atléticas de coping, Escala de suporte parental. Para analise estatística utilizou-se o Modelo de Equações Estruturais. O resultados evidenciaram bom ajuste do modelo proposto, e trajetórias significativas entre todas as variáveis. O SP influenciou forte e positivamente a motivação intrínseca (MI) e de media e negativamente a motivação extrínseca (ME). O ICE foi predito positivamente pela MI e negativamente pela ME. Conclui-se que a motivação autodeterminada é determinante para o suporte parental predizer as capacidades psicológicas de enfrentamento no contexto do futebol de campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Ricardo Nickenig Vissoci, Faculdade Ingá - Maringá
Graduação em Psicologia (Universidade Estadual de Maringá). Mestrado em Educação Fìsica (Universidade Estadual de Maringá). Doutorando em Psicologia Social (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP). Visiting Researcher na Duke University/US. Professor do departamento de Medicina da Faculdade Ingá. Membro dos grupos de pesquisa Pró-Esporte/CNPq/UEM e Research on Research/Duke.
José Roberto Andrade do Nascimento Junior, Universidade Estadual de Maringá
Doutorando em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física UEM/UEL
Leonardo Pestillo de Oliveira, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Graduação em Psicologia (Universidade Estadual de Maringá). Mestrado em Educação Fìsica (Universidade Estadual de Maringá). Doutorando em Psicologia Social (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP). Professor do Centro Universitário de Maringá (Cesumar)
José Luiz Lopes Vieira, Doutor. Professor do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Físcica UEM/UEL, Maringá-Paraná, Brasil.
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1981), mestrado e doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1990-93 e 1995-99). Atualmente é professor Associado B da Universidade Estadual de Maringá. Editor da Revista da Educação Física/UEM e Professor do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UEM/UEL. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento motor, handebol, ensino de esportes e psicologia do esporte e do exercício físico.
Lenamar Fiorese Vieira, Doutora. Professora do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Físcica UEM/UEL, Maringá-Paraná, Brasil.
Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1982), Formação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2010), Mestrado e Doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1990-1993 e 1995-1999). Participou como visiting scholar na Indiana University-USA (1997). Atualmente é Professora de nível Associado da Universidade Estadual de Maringá. Professora do Programa Associado de Pós graduação em Educação Física UEM/UEL.É bolsa produtividade em pesquisa pela Fundação Araucária. Atua na área de Educação Física, pesquisando principalmente os seguintes temas: Desenvolvimento Motor, Psicologia do Esporte e Educação Física Infantil.
Publicado
2013-09-27
Como Citar
1.
Vissoci JRN, Nascimento Junior JRA do, Oliveira LP de, Vieira JLL, Vieira LF. Suporte parental percebido, motivação autodeterminada e habilidades de enfrentamento: uma abordagem de modelos de equações estruturais. JPhysEduc [Internet]. 27º de setembro de 2013 [citado 9º de setembro de 2025];24(3):345-58. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/17016
Seção
Artigos Originais