<b>Relação entre estados de humor, variabilidade da frequência cardíaca e creatina quinase de para-atletas Brasileiros</b> doi: 10.4025/reveducfis.v24i1.17021

  • Gerson dos Santos Leite Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Daniel Pereira do Amaral Universidade Nove de Julho
  • Raul Santo de Oliveira Universidade São Judas Tadeu
  • Ciro Winckler de Oliveira Filho Universidade Federal de São Paulo
  • Marco Túlio de Mello Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Regina Ferreira Brandão Universidade São Judas Tadeu
Palavras-chave: Psicofisiologia, Creatina Quinase, Sistema Nervoso Autônomo

Resumo

Objetivo deste estudo foi investigar a relação entre os estados de humor, a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) e creatina quinase (CK) de para-atletas brasileiros. Foram avaliados 12 atletas, integrantes da Seleção Brasileira de Para-Atletismo. Para avaliar a resposta autonômica foi determinada a VFC em repouso, coletando os intervalos R-R em 10 min. Foram coletadas também amostras de sangue para analisar a CK total e para conhecer os estados de humor dos atletas, foi utilizado a Escala de Brums, sendo calculados os seis estados de humor (tensão, depressão, raiva, fadiga, confusão e vigor). A análise dos dados foi realizada pela correlação de Sperman. Os principais resultados demonstraram relação entre a modulação parassimpática e o Vigor dos atletas (r = 0,50 a 0,53; p<0,05). A CK não se relacionou com nenhum marcador. Conclui-se que houve relação entre a modulação parassimpática da VFC e o Vigor, o que é positivo para o rendimento na competição.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2013-04-18
Como Citar
1.
Leite G dos S, do Amaral DP, de Oliveira RS, de Oliveira Filho CW, de Mello MT, Brandão MRF. <b>Relação entre estados de humor, variabilidade da frequência cardíaca e creatina quinase de para-atletas Brasileiros</b&gt; doi: 10.4025/reveducfis.v24i1.17021. JPhysEduc [Internet]. 18º de abril de 2013 [citado 13º de setembro de 2025];24(1):33-0. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/17021
Seção
Artigos Originais