<b>O fluxo no voleibol: relação com a motivação, autoeficácia, habilidade percebida e orientação às metas</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v23i3.17024

  • Simone Salvador Gomes Universidade São Judas Tadeu Universidade Nove de Julho
  • Renato Miranda Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maurício Gattás Bara Filho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Regina Ferreira Brandão Universidade São Judas Tadeu
Palavras-chave: Psicologia, Voleibol, Desempenho atlético.

Resumo

O propósito deste estudo foi verificar a relação entre o fluxo e as formas de motivação estabelecidas pela teoria da autodeterminação, a autoeficácia, a habilidade percebida e a orientação às metas. Os participantes foram atletas de voleibol do gênero masculino que responderam aos seguintes instrumentos: Avaliação Demográfica, Escalas de Motivação Esportiva, Orientação Tarefa-Ego no esporte, Escala de Autoeficácia Individual para o Voleibol, Escala de Habilidade Percebida, e Escalas da Percepção do Fluxo. Os dados foram coletados em três jogos. Os resultados revelaram que a média do fluxo dos atletas foi baixa. Observou-se uma relação negativa com os componentes da motivação extrínseca e amotivação, e uma relação positiva entre o fluxo e autoeficácia na segunda fase, e entre o fluxo e a habilidade percebida na segunda e na terceira fases do estudo. Em relação à orientação tarefa, a relação foi negativa na segunda fase e positiva na terceira fase, jogos de campeonatos estadual e regional, respectivamente.

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Biografia do Autor

Simone Salvador Gomes, Universidade São Judas Tadeu Universidade Nove de Julho

Professora Mestre da Graduação em Educação Física da Universidade Nove de Julho (Uninove).

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu.

Renato Miranda, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação e da Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Maurício Gattás Bara Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação e da Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Maria Regina Ferreira Brandão, Universidade São Judas Tadeu

Professora Pós-doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e Graduação em Psicologia da Universidade São Judas Tadeu.

Publicado
2012-09-30
Como Citar
1.
Gomes SS, Miranda R, Bara Filho MG, Brandão MRF. <b>O fluxo no voleibol: relação com a motivação, autoeficácia, habilidade percebida e orientação às metas</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v23i3.17024. JPhysEduc (Maringá) [Internet]. 30º de setembro de 2012 [citado 25º de dezembro de 2025];23(3):379-87. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/17024
Seção
Artigos Originais