<b>A ética na escalada: Uma análise a partir da complexidade de Edgar Morin</b> doi: 10.4025/reveducfis.v24i1.17118

  • Dimitri Wuo Pereira Licenciatura plena em Educação Física pela USP, Especialização em Administração Esportiva pela FMU, Mestrado em Educação Física pela USJT e professor do curso de Educação Física da Universidade Nove de Julho
  • Vilma Leni Nista-Piccolo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Palavras-chave: Complexidade, Ética, Montanhismo

Resumo

O pensamento complexo entende a ética não apenas pelo respeito moral ao outro e ao meio. Ele a enxerga como uma construção entre os antagonismos da natureza humana. O objetivo dessa pesquisa concentrou-se na verificação de como ocorre na prática da escalada escolar a relação com o outro. O método baseado na Epistemologia Qualitativa permitiu confrontar estudantes do ensino fundamental com a ética da escalada. Os resultados da pesquisa apontam para o desenvolvimento de um senso de responsabilidade com a vida, pouco comum nas práticas educativas tradicionais. Os valores da dignidade humana, solidariedade e assunção dos riscos na aventura foram assimilados pelos alunos, através da ligação ao outro por uma corda, sentindo a fragilidade da vida em suas mãos. Essa experiência aponta para novos caminhos para uma educação cidadã, pautada na ética humana.

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Biografia do Autor

Dimitri Wuo Pereira, Licenciatura plena em Educação Física pela USP, Especialização em Administração Esportiva pela FMU, Mestrado em Educação Física pela USJT e professor do curso de Educação Física da Universidade Nove de Julho
professor do departamento de Educação da Universidade Nove de Julho - SP
Vilma Leni Nista-Piccolo, Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciada em Educação Física e Bacharel em Fisioterapia, Mestre em Educação e Doutora em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas. Foi professora da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, onde desenvolveu vários projetos de pesquisa e de extensão, criou diferentes grupos de estudo e foi chefe do Departamento de Educação Motora. Foi professora titular da Universidade Sao Judas Tadeu, onde criou e coordenou o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, sendo a responsável pela implantação dos Cursos de Mestrado e Doutorado na área. Também implantou o curso de graduação em Educação Física e Esporte da Metrocamp (Campinas), onde criou o Instituto do Esporte. Tem experiência na área de Educação Física escolar e na Ginástica, temas que apresenta diversas publicações. Desde 2000, quando estudou na Universidade de Harvard, tem se dedicado aos estudos da Inteligência Coporal Cinestésica. Atualmente integra o Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro onde se concursou.

Publicado
2013-04-18
Como Citar
1.
Pereira DW, Nista-Piccolo VL. <b>A ética na escalada: Uma análise a partir da complexidade de Edgar Morin</b&gt; doi: 10.4025/reveducfis.v24i1.17118. JPhysEduc [Internet]. 18º de abril de 2013 [citado 13º de setembro de 2025];24(1):61-9. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/17118
Seção
Artigos Originais