Questões de gênero em universitários praticantes de esportes de aventura

  • Fernando Luiz Cardoso Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Florianópolis, Santa Catarina
  • Alcyane Marinho Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Florianópolis, Santa Catarina
  • Giuliano Gomes de Assis Pimentel Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave: Esportes de aventura, Educação Física, Gênero.

Resumo

Este estudo teve como objetivo comparar homens e mulheres praticantes e não praticantes de esportes de aventura com o intuito de identificar especificidades dentre os acadêmicos de um curso de graduação em Educação Física. Participaram desta pesquisa 157 (52%) homens e 145 (48%) mulheres, que preencheram de forma anônima e privada o Questionário de Identidade Sexual (QIC). Cento e sete estudantes (35,1%) foram categorizados como não praticantes, 133 (43,7%), como praticantes esporádicos e 62 (20,5%) como praticantes frequentes. Das variáveis controladas nesse estudo, a prática de esporte de aventura pode ser explicada em 55% da sua variação para os homens e a satisfação corporal em 30% para os homens e 52% para as mulheres. O perfil psicológico dos praticantes de esporte de aventura aponta para o aspecto sociocultural das oportunidades, bem como para a dimensão psicológica de crianças que tiveram uma experiência motora coeducativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernando Luiz Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Florianópolis, Santa Catarina
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1986), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Saúde Pública/ DST-AIDS - Institute for Advanced Study in Human Sexuality (2004) e doutorado em Sexualidade Humana - Institute for Advanced Study in Human Sexuality (2004). Atualmente é professor adjunto junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano e coordenador do Laboratório de Gênero, Sexualidade e Corporeidade (LAGESC) da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Tem experiência na área de Educação Física, Antropologia, Psicologia Social e Sexualidade Humana, com ênfase no Desenvolvimento Humano, atuando conjuntamente com os seus dois doutorandos, três mestrandos, três bolsistas de iniciação a pesquisa e uma bolsista monitora de docência nos seguintes temas: desenvolvimento motor infantil, avaliação motora, crescimento maturação e desenvolvimento, gênero, reabilitação sexual de lesionados medulares e hemiparéticos, sexualidade de cardiopátas, orientação esportiva, orientação e identidade sexual, atividade física e mulher, atividade física e auto-imagem e saúde reprodutiva. Atualmente é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UDESC. http://www.cefid.udesc.br/laboratorios/lagesc/
Alcyane Marinho, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Florianópolis, Santa Catarina

Graduada em Educação Física pela UNESP de Rio Claro (SP). Mestre e Doutora em Educação Física, Área de Estudos do Lazer, pela UNICAMP (Campinas, SP). Realizou estágio pós-doutoral no Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). É Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física do Centro de Desportos da UFSC, na área de concentração "Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física" e na linha de pesquisa "Teorias sobre o Corpo, Movimento Humano, Esportes e Lazer". É líder do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC.

Giuliano Gomes de Assis Pimentel, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1996), Mestre (1999) e Doutor (2006) em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Possui PósPhD pela Universidade de Coimbra e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá na Graduação (Licenciatura e Bacharelado) e no Programa Associado UEM/UEL de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado). Coordena o GEL - Grupo de Estudos do Lazer (2000). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, aventura, complexidade (relações socioculturais e biodinâmicas presentes no movimento humano), cultura, recreação, formação e atuação profissional e ensino da educação física.
Publicado
2013-12-17
Como Citar
1.
Cardoso FL, Marinho A, Pimentel GG de A. Questões de gênero em universitários praticantes de esportes de aventura. JPhysEduc [Internet]. 17º de dezembro de 2013 [citado 14º de setembro de 2025];24(4):597-08. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/17613
Seção
Artigos Originais