Suplementação de cafeína e indicadores de potência anaeróbia

  • Cíntia Grande da Silva Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Guarapuava; Laboratório de Fisiologia Experimental e Aplicada a Atividade Física (LAFEAF)
  • Timothy Gustavo Cavazzotto Mestrando em Educação Física; Programa de Pós Graduação em Educação física UEM-UEL Universidade Estadual de Londrina (Londrina – Paraná – Brasil)
  • Marcos Roberto Queiroga Doutor, Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Guarapuava, Laboratório de Fisiologia Experimental e Aplicada a Atividade Física (LAFEAF)
Palavras-chave: Potência anaeróbia, afeína, Teste de Wingate

Resumo

O objetivo foi verificar o efeito da suplementação de cafeína na potência anaeróbia intermitente em ciclistas treinados. Dez atletas foram submetidos a duas sessões experimentais em um modelo randomizado e duplo-cego. Em cada sessão, os participantes ingeriram aleatoriamente uma cápsula de cafeína (6 mg/kg) ou placebo, e, uma hora após realizaram dois testes de Wingate (T1, T2) para a determinação do desempenho anaeróbio, com um intervalo de 4 minutos entre si. A análise estatística, utilizado ANOVA para medidas repetidas, não revelou diferenças significativas entre os testes com cafeína e placebo. Na comparação intra-testes houve redução significativa apenas para a Potência Média (W) entre as sessões com cafeína (T1c: 673,6±59,5 vs T2c: 589,0±58,8). A ingestão oral aguda de cafeína não contribuiu para o aumento no desempenho anaeróbio intermitente, porém, a redução na potência média com o uso da cafeína, pode sugerir uma preferência do metabolismo para os ácidos graxos, o que seria desvantajoso durante esforços máximos intermitentes.

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Publicado
2014-04-17
Como Citar
1.
da Silva CG, Cavazzotto TG, Queiroga MR. Suplementação de cafeína e indicadores de potência anaeróbia. JPhysEduc [Internet]. 17º de abril de 2014 [citado 14º de setembro de 2025];25(1):109-16. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/19306
Seção
Artigos Originais