As sociedades de damas atiradoras: pelos caminhos da prática do tiro ao alvo em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul

  • Alice Beatriz Assmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: tiro ao alvo, história do esporte, mulheres

Resumo

A prática do tiro ao alvo chegou ao Rio Grande do Sul no século XIX com os imigrantes alemães. Na década de 1860 foi fundada a primeira associação de tiro no Estado pela iniciativa de um grupo de homens. A questão norteadora desta pesquisa histórico-cultural é como sucedeu a emergência, a ascensão e as conformações das sociedades de damas atiradoras na cidade de Santa Cruz do Sul na primeira metade do século XX. As fontes históricas revelaram que as mulheres passaram a praticar o tiro em associações próprias denominadas de “sociedade de damas”, a partir de 1900 em Santa Cruz do Sul, quando fundaram a sociedade pioneira no estado do Rio Grande do Sul.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alice Beatriz Assmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano ESEF/UFRGS. Integrante do NEHME ESEF/UFRGS.


Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEF/UFRGS. Coordenadora do NEHME ESEF/UFRGS.
Publicado
2013-12-17
Como Citar
1.
Assmann AB, Mazo JZ. As sociedades de damas atiradoras: pelos caminhos da prática do tiro ao alvo em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. JPhysEduc [Internet]. 17º de dezembro de 2013 [citado 12º de outubro de 2025];24(4):567-80. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20528
Seção
Artigos Originais