Influência da periodização do treinamento sobre os comportamentos de risco para transtornos alimentares em nadadoras

  • Leonardo de Sousa Fortes Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Sebastião de Sousa Almeida Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo.
  • Maria Elisa Caputo Ferreira Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Transtornos alimentares, Atletas, Natação

Resumo

O objetivo foi analisar a influência da periodização do treinamento sobre os comportamentos de risco para os transtornos alimentares (TA) em atletas do sexo feminino. Participaram 28 atletas de natação com idade entre 12 e 16 anos. Utilizaram-se as subescalas do Eating Attitudes Test (EAT-26) para avaliar comportamentos de risco para os TA. As nadadoras foram avaliadas ao longo de um macrociclo de treinamento, contendo as seguintes etapas: preparatório geral, preparatório específico, competitivo e polimento. Peso, estatura e dobras cutâneas foram aferidos e controlados nas análises estatísticas. Os achados demonstraram aumento da frequência dos comportamentos restritivos (p<0,05) e purgativos (p<0,05) nos períodos competitivo e polimento em relação às etapas iniciais da periodização do treinamento (preparatório geral e específico). Concluiu-se que a periodização do treinamento na natação influenciou os comportamentos de risco para os TA. Logo, identificou-se que o período competitivo e o polimento podem ser etapas críticas para o desenvolvimento de comportamentos de risco para os TA em jovens nadadoras.

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Biografia do Autor

Leonardo de Sousa Fortes, Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora
Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Univiersidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Organização e Administração da Recreação e do Lazer na Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Educação Física na Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutorando em Psicologia na Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi docente nos cursos de Graduação em Educação Física e Nutrição da Universidade Moura Lacerda e Educação Física e Psicologia do Centro Universitário Unifafibe. Foi docente dos cursos de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Gama Filho. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ciência da Motricidade Humana e Aspectos Socioculturais do Movimento Humano atuando principalmente nos seguintes temas: maturação biológica, comportamento alimentar, imagem corporal, antropometria, natação, treinamento resistido, nutrição e suplementação esportiva, treinamento esportivo e crescimento e desenvolvimento motor. Ademais, tem experiência na área de Psicologia, atuando nos seguintes temas: Psicopatologia e Psicometria.
Sebastião de Sousa Almeida, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo.
Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Graduado em Psicologia pela FFCLRP-USP. Especialista em Nutrição pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Mestrado e Doutorado em Farmacologia pela FMRP-USP. Pós-doutorado pela Boston Medical School -USA (1993-1995) e Livre-Docente pela USP (1997). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Editor Associado da Revista Nutritional Neuroscience (USA). Membro do corpo editorial das revistas Nutritional Neuroscience (USA), Psychology & Neuroscience, Estudos de Psicologia (Natal) e Paidéia (USP). Lider do Grupo de Pesquisa "Nutrição e Comportamento" do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Comitê de Assessoramento de Psicologia do CNPq (2010-2013) e Coordenador deste Comitê (2012-2013). Diretor da da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2008-2012); Chefe do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP-USP por dois mandatos (2003-2005 e 2005-2007). Presidente da Comissão de Pesquisa da FFCLRP-USP (2007-2009). Vice-Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP (2012-2014). Orientador Pleno nos Programas de Pós-Graduação em Psicobiologia-FFCLRP-USP e Psicologia-FFCLRP-USP, onde já concluiu a orientação de 02 Pós-Doutorados, 17 Doutorados, 23 Mestrados e 21 Iniciação Científica. Tem experiência na área de Psicologia (Processos Psicológicos Básicos - Psicologia Experimental), com ênfase em Psicobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desnutrição proteica precoce, ansiedade, aprendizagem e comportamento, comportamento alimentar e determinantes ambientais da obesidade em crianças e adolescentes.
Maria Elisa Caputo Ferreira, Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora
Licenciada em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993) e Bacharel em SERVIÇO SOCIAL pela Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro (1977).Especialista em Docência Universitária pela Universidade Castelo Branco (1995). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998), e Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (1996). Doutorado (2006) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Líder do Grupo de Pesquisa Corpo e Diversidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientadora Plena nos programas de Pós-Graduação Associado em Educação Física UFV-UFJF e em Psicologia ICH-UFJF. Tem experiência na área de Educação Física (Movimento Humano), com ênfase em Estudos do Corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, prevalência de (in)satisfação corporal em adolescentes, jovens e adultos atletas e não atletas, obesidade e envelhecimento. Bolsista de Produtividade em Pesquisa- CNPq.
Publicado
2014-04-17
Como Citar
1.
Fortes L de S, Almeida S de S, Ferreira MEC. Influência da periodização do treinamento sobre os comportamentos de risco para transtornos alimentares em nadadoras. JPhysEduc [Internet]. 17º de abril de 2014 [citado 13º de setembro de 2025];25(1):127-34. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21640
Seção
Artigos Originais