Efeito de um programa de intervenção motora sobre o desenvolvimento motor de crianças em situação de risco social na região do Cariri-Ceará

  • Cicero Luciano Alves Costa Mestrando em Ciências do Esporte na Universidade Federal de Minas Gerais
  • Glauber Carvalho Nobre Doutorando. Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Francisco Salviano Sales Nobre Doutor. Grupo de Estudos em Desenvolvimento Motor & Saúde da Criança e do Adolescente. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Juazeiro do Norte- CE, Brasil.
  • Nadia Cristina Valentini Doutora. Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Aulas de Educação Física, Desenvolvimento Infantil, Habilidades Motoras

Resumo

Objetivou-se neste estudo, verificar o efeito de um programa de intervenção motora sobre o desenvolvimento motor (DM) de escolares de uma comunidade em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Região do Cariri, Ceará, Brasil. Participaram do estudo 46 escolares de ambos os gêneros (23 Grupo Intervenção e 23 Grupo Controle), com idades entre 7 e 9 anos ( = 8,27 - s = 0,61). A intervenção motora foi baseada na proposta de Valentini e Toigo (2006) e nos Processos Proximais destacados por Bronfenbrenner e Morris (2007). O desempenho motor foi avaliado por meio do Teste de Desenvolvimento Motor Grosso-2 (TDMG-2). Os resultados evidenciaram efeito positivo e significativo no DM das crianças atendidas no programa interventivo. Conclui-se que a proposta didático-pedagógica adotada mostrou-se eficaz para promover o desenvolvimento das habilidades locomotoras e manipulativas dos escolares, mostrando-se como uma alternativa viável para promover o DM das crianças do Ensino Fundamental I.

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Biografia do Autor

Cicero Luciano Alves Costa, Mestrando em Ciências do Esporte na Universidade Federal de Minas Gerais
Mestrando em Ciências do Esporte na Universidade Federal de Minas Gerais
Glauber Carvalho Nobre, Doutorando. Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Brasil.

Professor Mestre do Instituto Federal do Ceará. Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Francisco Salviano Sales Nobre, Doutor. Grupo de Estudos em Desenvolvimento Motor & Saúde da Criança e do Adolescente. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Juazeiro do Norte- CE, Brasil.

Professor Doutor do Instituto Federal do Ceará. Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nadia Cristina Valentini, Doutora. Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Publicado
2014-10-03
Como Citar
1.
Costa CLA, Nobre GC, Nobre FSS, Valentini NC. Efeito de um programa de intervenção motora sobre o desenvolvimento motor de crianças em situação de risco social na região do Cariri-Ceará. JPhysEduc [Internet]. 3º de outubro de 2014 [citado 6º de setembro de 2025];25(3):353-64. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21968
Seção
Artigos Originais