Educar para a diversidade: gênero e sexualidade segundo a percepção de estudantes e supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (UFSM)

  • Suélen de Souza Andres Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Angelita Alice Jaeger Universidade Federal de Santa Maria
  • Silvana Vilodre Goellner Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Educação Física, gênero, sexualidade

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar como estudantes e supervisoras participantes do subgrupo Educação Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Santa Maria compreendem temas afetos às relações de gênero e de sexualidade. Para tanto, aplicou-se um questionário que foi respondido por vinte acadêmicos e quatro docentes supervisoras das escolas envolvidas no Programa. Os resultados apontam que existe uma associação entre os conceitos de gênero e sexualidade cujas explicitações mantêm forte relação com aspectos biológicos do corpo e estão assentadas quase que exclusivamente em normas heteronormativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2015-04-20
Como Citar
1.
Andres S de S, Jaeger AA, Goellner SV. Educar para a diversidade: gênero e sexualidade segundo a percepção de estudantes e supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (UFSM). JPhysEduc [Internet]. 20º de abril de 2015 [citado 10º de outubro de 2025];26(2):167-79. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23016
Seção
Artigos Originais