Atividade física e fatores associados à prevalência de síndrome metabólica em adolescentes

  • Antonio Stabelini Neto
  • Géssika Castilho dos Santos
  • Jéssica Sartini Sena
  • Renan Camargo Correa
  • Rui Gonçalves Marques Elias
  • Wagner de Campos
Palavras-chave: Estilo de vida, Fatores de risco, Doenças crônicas

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar os fatores associados à prevalência de síndrome metabólica (SM) em adolescentes. Participaram do presente estudo 391 escolares entre 10 e 18 anos. A mensuração da atividade física foi feita por meio do acelerômetro. Para se obter informações referentes ao comportamento alimentar foi empregado questionário proposto por Chiara e Sichieri. Para definição da SM foi utilizado à proposta adaptada para população pediátrica do NCEP-ATP III. A SM esteve presente em 3,4% da amostra e indivíduos obesos apresentaram elevada prevalência de SM (29,6%). Após ajuste pela idade, sexo e consumo alimentar, os adolescentes que realizam < 30min./dia de atividade física moderada a vigorosa apresentam o dobro de chances de diagnóstico de SM, no entanto, esta associação não apresentou significância estatística (p>0,05). Apesar da tendência apresentada de maior prevalência de SM nos adolescentes inativos, esta não foi estatisticamente significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Géssika Castilho dos Santos
Graduada em Educação Física e Fisioterapia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Centro de ciências da Saúde. Mestranda em Educação Física, na linha de pesquisa Atividade Física relacionada á Saúde pelo programa de pós-graduação associado em educação física UEM/UEL.
Publicado
2014-12-01
Como Citar
1.
Stabelini Neto A, Castilho dos Santos G, Sartini Sena J, Camargo Correa R, Gonçalves Marques Elias R, de Campos W. Atividade física e fatores associados à prevalência de síndrome metabólica em adolescentes. JPhysEduc (Maringá) [Internet]. 1º de dezembro de 2014 [citado 25º de dezembro de 2025];25(4):619-28. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23179
Seção
Artigos Originais