Análise da síndrome de burnout em bailarinos

  • Varley Teoldo da Costa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Daniel Alvarez Pires Universidade Federal do Pará
  • Eloi Ferreira Filho Universidade de Itaúna (UI)
  • Franco Noce Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: Psicologia. Atividade Motora. Esgotamento Profissional.

Resumo

Os objetivos deste estudo foram avaliar os indicadores de burnout em bailarinos dos sexos feminino e masculino e comparar as percepções das dimensões da síndrome de burnout entre os grupos. Os participantes foram 41 bailarinos de ambos os sexos (29 mulheres e 12 homens) vinculados a escolas de ballet e academias/clubes dos municípios de Belo Horizonte e Divinópolis, com idade média de 18,67±5,63 e com tempo médio de prática de 10,1±2,86 anos. O instrumento utilizado foi o Questionário de Burnout para Atletas (QBA). Os dados foram analisados através de estatística descritiva e dos testes de Shapiro-Wilk, U de Mann-Whitney e Wilcoxon. Os resultados mostraram que os bailarinos de ambos os sexos apresentaram índices baixos e moderados nas dimensões de burnout e no burnout total. Para ambos os sexos houve diferenças na percepção da dimensão reduzido senso de realização em relação às dimensões exaustão física e emocional e desvalorização esportiva.

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Biografia do Autor

Varley Teoldo da Costa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da UFMG.
Daniel Alvarez Pires, Universidade Federal do Pará
Professor da Faculdade de Educação Física do Campus de Castanhal da UFPA.
Eloi Ferreira Filho, Universidade de Itaúna (UI)
Professor do Curso de Educação Física da UI.
Franco Noce, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da UFMG.
Publicado
2014-07-30
Como Citar
1.
Costa VT da, Pires DA, Filho EF, Noce F. Análise da síndrome de burnout em bailarinos. JPhysEduc [Internet]. 30º de julho de 2014 [citado 10º de setembro de 2025];25(2):163-71. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23286
Seção
Artigos Originais