Jogos Olímpicos de Londres 2012: brasileiros e brasileiras em foco.

  • Erik Giuseppe Barbosa Pereira Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ
  • Vanessa Silva Pontes Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ
  • Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Esporte, Imprensa, Gênero.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as imagens exibidas nos Jornais “O Globo” e “O Dia” durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012, sob a luz da hierarquia de gênero. Buscamos desvendar a forma com que esses jornais exibiram imagens masculinas e femininas durante os Jogos. Foram analisadas ao todo 519 fotos, utilizando como técnica a análise de imagens. Inferimos que a cobertura jornalística (re)produz estereótipos, preconceitos, sexismo, resistências e até mesmo novos valores e atitudes que enaltecem visões dominantes entre homens e mulheres na sociedade atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Erik Giuseppe Barbosa Pereira, Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ
Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2002) e doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidad Autonoma de Asuncion (2009). Atualmente é professor efetivo da UFRJ, onde é líder do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade, o GECOS e do Laboratório de Estudos Corpo, Esporte e Sociedade, o LAbCOESO.
Vanessa Silva Pontes, Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ
Graduanda do curso de Bacharelado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ, é membro do Grupo de Estudos em Esporte, Corpo e sociedade (GECOS), do LABCOESO - Laboratório em pesquisa do Corpo, Esporte e Sociedade e membro do Grupo de Estudos e Projetos do Centro de Memória Inezil Penna Marinho. É monitora bolsista da disciplina Metodologia da Pesquisa, atua nas disciplinas História da Educação Física e Fundamentos do Voleibol como colaboradora voluntária e é membro representativo dos discentes na Congregação da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ, além de arbitra estagiária de Voleibol de Quadra da Federação de Voleibol do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Natação, Musculação, Treinamento Funcional, Voleibol e Equitação.
Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGEE) da Universidade Gama Filho. Sua área de atuação e interesse estão relacionadas aos aspectos culturais, históricos e sociais das práticas corporais em seus diversos ambientes de intervenção. Na área de ensino tem 19 anos de experiência na esfera pública no ensino básico e 12 no superior. Tem experiência como pesquisador no exterior, tendo feito doutoramento sanduíche na Escócia (2003) e apresentado trabalhos completos em congressos realizados em Vancouver (2006), Stirling (2007), San Diego (2010) e Barcelona (2011). Na área de gestão atuou como Coordenador de Cursos de Pós-Graduação em nível Lato Sensu de Educação Física entre os anos de 2005 a 2010, além de coordenador adjunto de Curso de Graduação em Licenciatura e Bacharelado durante os anos de 2007 a 2010. Tem publicado mais de 30 artigos acadêmicos em revistas indexadas. É parecerista de diversas revistas acadêmicas entre elas Revista Movimento, RBCE, Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Estudios Sociológicos e Salusvita. É autor de dois livros, um sobre o jogo queimado na educação física escolar e outro sobre projetos esportivos sociais dos campeões da Copa do Mundo de 1994, além de cinco capítulos de livros na área de esporte com temáticas sobre voluntariado, mídia, migração, legados e análise do discurso em pesquisas qualitativas. Tem 3 orientações de doutorado e 1 de mestrado em andamento.
Publicado
2014-07-30
Como Citar
1.
Pereira EGB, Pontes VS, Ribeiro CH de V. Jogos Olímpicos de Londres 2012: brasileiros e brasileiras em foco. JPhysEduc [Internet]. 30º de julho de 2014 [citado 10º de setembro de 2025];25(2):257-71. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23352
Seção
Artigos Originais