Viabilidade de aplicação de um instrumento para a avaliação da qualidade dos processos de detecção e seleção de talentos esportivos na realidade brasileira

  • Leandro Carlos Mazzei Docente do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão do Esporte da Universidade Nove de Julho – PMPA/GE. Doutorando em Educação Física na Educação Física na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil e Vrije Universiteit Brussel, Bélgica.
  • Cacilda Mendes dos Santos Amaral Mestranda em Educação Física na Educação Física na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.
  • Flávia da Cunha Bastos Doutora em Educação. Docente do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.
  • Maria Tereza Silveira Böhme Doutora em Ciências do Esporte. Docente do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.
Palavras-chave: Talentos esportivos, Qualidade, Esporte de alto rendimento, Avaliação

Resumo

Programas de detecção e seleção de talentos esportivos existem em diferentes países. Independente do contexto, a existência destes programas visa a formação de atletas que possuam níveis internacionais de desempenho. Em termos de avaliação, os programas de talentos esportivos geralmente possuem como critério principal os resultados finais alcançados, o que leva a questionamentos sobre as ações realizadas durante os processos realizados. O objetivo deste estudo foi verificar a viabilidade da aplicação do questionário elaborado para avaliar a qualidade dos processos de detecção e seleção de talentos esportivos, proposto por Rütten, Ziemainz e Röger (2005). Através de Análise Fatorial Exploratória os resultados validam a utilização do modelo para avaliação dos processos de detecção e seleção de talentos esportivos no Brasil. Futuros estudos poderão se utilizar do modelo e questionário utilizados neste estudo e também comparar a realidade de outros países com a realidade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leandro Carlos Mazzei, Docente do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão do Esporte da Universidade Nove de Julho – PMPA/GE. Doutorando em Educação Física na Educação Física na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil e Vrije Universiteit Brussel, Bélgica.

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão do Esporte daUniversidade Nove de Julho – PMPA/GE.

Doutorando em Educação Física na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e Vrije Universiteit Brussel (Bélgica).

Mestre em Ciências do Esporte - Gestão Esportiva pela Universidade do Porto (Portugal). Especialista em Administração pela Fundação Armando Álvares Penteado. Bacharel em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da USP.

Cacilda Mendes dos Santos Amaral, Mestranda em Educação Física na Educação Física na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.
Mestranda em Educação Física na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo - EEFEUSP (desde 2012), Bacharel em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo - EEFEUSP (2010). Integrante do GEPAE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração Esportiva) (desde 2007).
Flávia da Cunha Bastos, Doutora em Educação. Docente do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.
Licenciatura e Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - área Estado, Sociedade e Educação (2008). Professora Assistente do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Associada Fundadora, ex-presidente e membro da Comissão Científica da Associação Brasileira de Gestão do Esporte ABRAGESP. Membro da Diretoria da Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva. Editora da Revista Intercontinental de Gestão Desportiva RIGD Lider do GEPAE-EEFEUSP (Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão do Esporte) 
Maria Tereza Silveira Böhme, Doutora em Ciências do Esporte. Docente do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.
Graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1985) , doutorado em Ciências do Esporte - Justus Liebig Universität Giessen (1993) e livre docência em Treinamento Esportivo pela Universidade de São Paulo (1999). Desde 2005 é professora titular do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física e Esporte, com ênfase em Esporte e Treinamento Infanto Juvenil, atuando principalmente nos seguintes temas: Esporte Infanto Juvenil, Treinamento a Longo Prazo e Talento Esportivo. Atualmente trabalha com pesquisa na área de políticas para o esporte de alto rendimento e qualidade de programas de detecção, seleção e promoção de talentos esportivos. 
Publicado
2014-12-01
Como Citar
1.
Mazzei LC, Amaral CM dos S, Bastos F da C, Böhme MTS. Viabilidade de aplicação de um instrumento para a avaliação da qualidade dos processos de detecção e seleção de talentos esportivos na realidade brasileira. JPhysEduc [Internet]. 1º de dezembro de 2014 [citado 10º de setembro de 2025];25(4):527-3. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23363
Seção
Artigos Originais