Dimensão atitudinal da imagem corporal e comportamento alimentar em graduandos de educação física, nutrição e estética da cidade de Juiz De Fora – MG

  • Alessandra Batista Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Clara Mockdece Neves Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Juliana Fernandes Filgueiras Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Elisa Caputo Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Imagem Corporal, Estudantes, Transtornos alimentares

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a prevalência de insatisfação corporal, checagem do corpo, influência da mídia e comportamento alimentar em estudantes de cursos da área da saúde da cidade de Juiz de Fora – MG. Participaram 207 acadêmicos de ambos os sexos de diferentes instituições (privada e pública) do município. Como instrumentos de avaliação foram utilizados: Body Shape Questionnaire; Eating Attitudes Test - 26; Sociocultural Towards Appearence Questionnaire – 3; e Body Checking Questionnaire para mulheres e Male Body Checking Questionnaire para homens. A partir dos resultados encontrados, concluiu-se haver maior prevalência de insatisfação corporal e comportamentos alimentares deletérios à saúde entre as mulheres. Já em relação à influência midiática, observou-se que ambos os sexos sentiram-se pressionados a adotarem o padrão de corpo exposto pela mídia. Por fim, observou-se que homens e mulheres apresentaram alta frequência de comportamento de checagem corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alessandra Batista, Universidade Federal de Juiz de Fora
Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora de pilates no Estúdio O2 e de natação na academia Estilo Livre. Tem experiência na área de Educação Física.
Clara Mockdece Neves, Universidade Federal de Juiz de Fora
Graduada (2011) e Licenciada (2012) em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós Graduada em Aspectos Conceituais e Metodológicos da Pesquisa Científica (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestranda em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência no ensino da dança e na área de Educação Física com ênfase em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, insatisfação corporal, atletas, dança, comportamento alimentar.
Juliana Fernandes Filgueiras, Universidade Federal de Juiz de Fora
Graduada (2011) e Licenciada (2012) em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós-Graduada em Aspectos Conceituais e Metodológicos da Pesquisa Científica (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestranda em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, imagem corporal, insatisfação corporal e gestantes.
Maria Elisa Caputo Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora
Licenciada em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993) e Bacharel em SERVIÇO SOCIAL pela Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro (1977).Especialista em Docência Universitária pela Universidade Castelo Branco (1995). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998), e Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (1996). Doutorado (2006) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Líder do Grupo de Pesquisa Corpo e Diversidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientadora Plena nos programas de Pós-Graduação Associado em Educação Física UFV-UFJF e em Psicologia ICH-UFJF. Tem experiência na área de Educação Física (Movimento Humano), com ênfase em Estudos do Corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, prevalência de (in)satisfação corporal em adolescentes, jovens e adultos atletas e não atletas, obesidade e envelhecimento. Bolsista de Produtividade em Pesquisa- CNPq.
Publicado
2015-04-20
Como Citar
1.
Batista A, Neves CM, Filgueiras JF, Ferreira MEC. Dimensão atitudinal da imagem corporal e comportamento alimentar em graduandos de educação física, nutrição e estética da cidade de Juiz De Fora – MG. JPhysEduc [Internet]. 20º de abril de 2015 [citado 9º de setembro de 2025];26(1):69-7. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23372
Seção
Artigos Originais