Sessão de circuito na praia no controle da pressão arterial: comparação com sessões de exercício aeróbio e resistido

  • Francisca Edileide Santos Maia Universidade Federal da Paraíba
  • Jorge Luiz de Brito Gomes Universidade de Pernambuco
  • Priscilla Eudécia Carvalho Neco Universidade Federal da Paraíba
  • Flávia Lucena de Medeiros Universidade Federal da Paraíba
  • Lydiane Tavares Toscano Universidade Federal da Paraíba
  • Aline de Freitas Brito Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Pressão arterial, Hipotensão, Exercício.

Resumo

Introdução: uma sessão de circuito é constituída por exercícios resistidos e aeróbios, intercalados. Entretanto, não há consenso quanto a sua capacidade hipotensora. Objetivo: comparar a resposta da pressão arterial após uma sessão de circuito de praia com sessões de exercícios aeróbico e resistido. Metodologia: 15 adultos jovens do sexo masculino realizaram três sessões de exercício e uma sessão controle Resultados: Foi verificado hipotensão sistólica significativa em relação ao repouso, aos 10, 20, 30 e 40 minutos para as sessões aeróbia e de circuito na praia e aos 20, 30 e 40 minutos para sessão de resistido, com as maiores reduções em torno de 14 ± 5, 10 ± 3 e de 8 ± 3 mmHg, respectivamente, sem diferenças significativas entre as sessões. Não foram encontradas diferenças significativas na hipotensão diastólica Conclusão: A sessão circuito de praia apresenta semelhante hipotensão quando comparado às sessões de exercícios aeróbico e de resistido.

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Biografia do Autor

Francisca Edileide Santos Maia, Universidade Federal da Paraíba
   
Aline de Freitas Brito, Universidade Federal da Paraíba

 

 

Publicado
2015-04-20
Como Citar
1.
Maia FES, Gomes JL de B, Neco PEC, Medeiros FL de, Toscano LT, Brito A de F. Sessão de circuito na praia no controle da pressão arterial: comparação com sessões de exercício aeróbio e resistido. JPhysEduc [Internet]. 20º de abril de 2015 [citado 10º de outubro de 2025];26(2):289-00. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/24499
Seção
Artigos Originais