Escala de avaliação do perfil do estilo de vida por meio da teoria da resposta ao item

  • Pablo Magno da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adriano Ferreti Borgatto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Dalton Francisco de Andrade Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jorge Both Universidade Estadual de Londrina
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Estilo de vida, Docente, Psicometria.

Resumo

O objetivo do estudo foi criar uma escala para avaliar o perfildo estilo de vida, por meio da Teoria da Resposta ao Item, a partir do questionário “Perfil do Estilo de Vida”. Para a criação da escala foi utilizado o modelo de resposta gradual proposto por Samejima. Participaram do estudo 580 docentes efetivos de Educação Física no magistério público estadual de Santa Catarina. O modelo mostrou-se adequado para avaliar o estilo de vida das pessoas e a interpretação da escala ficou robusta, principalmente para pessoas com estilo de vida quase positivo

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Biografia do Autor

Pablo Magno da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Educação Física

Membro do Núcleo de Pequisa em atividade Física e Saúde - NuPAF/UFSC

Adriano Ferreti Borgatto, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Doutor -  Departamento de Informática e Estatística

 

Dalton Francisco de Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina
Professor Doutor -  Departamento de Informática e Estatística
Jorge Both, Universidade Estadual de Londrina
Professor Doutor -  Centro de Educação Física e Desportos
Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina
  1. Professor Doutor - Centro de Desportos
  2. Pró-Reitor de Pós-Graduação - UFSC
Publicado
2015-10-25
Como Citar
1.
Silveira PM da, Borgatto AF, Andrade DF de, Both J, Nascimento JV do. Escala de avaliação do perfil do estilo de vida por meio da teoria da resposta ao item. JPhysEduc [Internet]. 25º de outubro de 2015 [citado 14º de setembro de 2025];26(4):519-27. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/24996
Seção
Artigos Originais