Escala Balbinotti de Motivação de Perspectiva Futura para Atletas (EBMPFA-15): evidências de validade com base na estrutura interna e precisão

  • Daniela Wiethaeuper Université du Québec à Trois-Rivières
  • Leonardo Pestillo Oliveira Centro Universitário Cesumar-Unicesumar
  • Evandro Morais Peixoto Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Marcos Alencar Abaide Balbinotti Université du Québec à Trois-Rivières
  • Ricardo de Almeida Castillo Université du Québec à Trois-Rivières
Palavras-chave: Validade, Praticantes, Atividade Física

Resumo

Objetivo: testar o modelo tridimensional – Orientação ao Prazer pelo Aprendizado (OPA); Orientação à Dedicação e Entusiasmo (ODE); Orientação à Motivação Circunstancial (OMC) – avaliado pela Escala Balbinotti de Motivação de Perspectiva Futura para Atletas (EBMPFA-15). Amostra: 707 praticantes regulares de atividades físicas, ambos os sexos, com idades entre 12 e 33 anos. Resultados: as análises fatoriais exploratória (61,1% da variância total do construto) e confirmatória (χ2/gl = 3,99; CFI = 0,97; TLI = 0,96; RMSEA = 0,06; I.C. 90% = 0,05 – 0,07) corroboram a tridimensionalidade e a adequabilidade do modelo testado para avaliar homens e mulheres (invariância). Os indices Alpha, Omega e GLB obtidos (0,70 a 0,89) asseguram sua precisão. Conclusão: o instrumento apresenta satisfatoriamente suas primeiras evidências de validade e estabilidade da estrutura interna, assim como a precisão do modelo teórico de medida. Novos estudos devem testar outras evidências de validade e normas interpretativas da EBMPFA-15.

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Biografia do Autor

Daniela Wiethaeuper, Université du Québec à Trois-Rivières
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1988), especialização em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1991), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1994) e doutorado em Psicologia pela Université de Montreal(2001). Atualmente é Professora da Université du Québec à Trois-Rivières-Canadá. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica. Atuando principalmente nos seguintes temas:estilos linguisticos, complementariedade estilistica, caráter, Pesquisa em psicoterapia
Leonardo Pestillo Oliveira, Centro Universitário Cesumar-Unicesumar
Psicólogo pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Doutorando em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com período sanduíche na Université du Québec à Trois-Rivières-Canadá. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Esporte. Atualmente é professor dos cursos de Psicologia e Educação Física do Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR). Membro do Grupo de Pesquisa Pró-Esporte CNPq-UEM
Evandro Morais Peixoto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). Mestre em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2012). Doutorando em Psicologia pela mesma universidade, com estagio doutoral PDSE desenvolvido na Université du Québec à Trois-Rivières-UQTR. Possui experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia do Esporte e Avaliação Psicológica de Atletas. Membro do GT- “Avaliação da Personalidade e Psicopatologia” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).
Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Université du Québec à Trois-Rivières
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Psicologia pela Université de Montréal (2000). Possui dois pós-doutorados, o primeiro realizado no Laboratoire de Variables Affectives (LaVA) pela Université de Montréal (2001), em Montreal (Canadá), e o segundo realizado no Collectif de Recherche en Counseling et Développement de Carrière (CRCDC) pela Université de Sherbrooke (2006-2008), em Sherbrooke (Canadá). É Professor Titular da Université du Québec à Trois-Rivières, Canadá.
Ricardo de Almeida Castillo, Université du Québec à Trois-Rivières
Possui graduação em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), especialização em Treinamento Físico e Técnicas Desportivas (1987) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Atualmente cursa Doutorado em Psicologia na Université du Québec à Trois-Rivières, Canadá (Bolsista CAPES - BEx 0519/12-0). É professor do Colégio Militar de Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar. Atua como técnico esportivo de pentatlo moderno com ênfase nas modalidades de esgrima, natação, atletismo, tiro e treinamento mental. Desenvolve pesquisas no campo da psicologia do esporte (psicometria, avaliação psicológica, inveja, motivação, auto-estima e valores)
Publicado
2016-12-17
Como Citar
1.
Wiethaeuper D, Oliveira LP, Peixoto EM, Balbinotti MAA, Castillo R de A. Escala Balbinotti de Motivação de Perspectiva Futura para Atletas (EBMPFA-15): evidências de validade com base na estrutura interna e precisão. JPhysEduc [Internet]. 17º de dezembro de 2016 [citado 13º de setembro de 2025];28(1):e-2805. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27035
Seção
Comportamento Motor e Biomecânica