Associação de polimorfismos genéticos da ECA e da ACTN3 com capacidade funcional e prevalência de quedas em mulheres no final da idade adulta e início da terceira idade
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos dos polimorfismos genéticos I/D da enzima conversora de angiotensina (ECA) e R/X da proteína alfa-actinina 3 (ACTN3) na capacidade funcional e na incidência de quedas em idosas. Foram genotipadas 66 idosas e com base nestas características genéticas foram divididas em grupos e submetidas a medidas de estatura, massa corporal, testes de força de preensão manual, sentar e levantar, coordenação, alcance funcional e alcance lateral, além de responderem alguns questionários. Os resultados mostraram que idosas com o genótipo ID no gene da ECA apresentaram melhores resultados de alcance funcional. Em relação aos polimorfismos da ACTN3, a incidência de quedas no grupo XX foi em termos descritivos consideravelmente maior do que a do grupo RR/RX (0,69 versus 0,29 queda em um ano).
Downloads
Metrics
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






_1502.jpg)









