A reforma curricular do Colégio Pedro II e o currículo da disciplina Educação Física

  • Simone da Silva Salgado Colégio Pedro II.
  • Marco Antônio Santoro Salvador Colégio Pedro II / UERJ.
  • Monique Ribeiro de Assis UERJ.
  • Guilherme Gonçalves Baptista UFRJ.
  • Bruno Duarte Rei UERJ/UFF.
Palavras-chave: Colégio Pedro II. Currículo. Educação Física.

Resumo

Neste artigo, expõe-se reflexões iniciais de uma pesquisa que investiga o currículo da disciplina Educação Física no Colégio Pedro II – CP II, desde a década de 80 aos anos iniciais do século XXI, lançando luzes sobre as diferentes influências que marcaram a conformação desta disciplina na instituição. Dentro dessa perspectiva, analisa-se todos os documentos curriculares produzidos no recorte temporal em questão, indo dos Planos Gerais de Ensino – PGE’s (1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986, 1987, 1989, 1990/91/92, 1996) até o Projeto Político Pedagógico – PPP (2002), em vigor até hoje.

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Biografia do Autor

Simone da Silva Salgado, Colégio Pedro II.
Doutora em Educação Física e Cultura - UGF (2012), Mestre em Educação pela UERJ (2005), Especialista em Avaliação Educacional e Altas Habilidades pela UERJ, Especialista em Administração e Supervisão Escolar pela UCAM, Licenciada em Educação Física pela UFRJ (2001). Professora de Ensino Fundamental, Coordenadora de área no Programa de Residência Docente e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar pela Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II. Na Educação Superior tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Prática de Ensino.
Marco Antônio Santoro Salvador, Colégio Pedro II / UERJ.
Doutor em Educação Física. Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Educação Física Escolar. Graduado em Educação Física. Professor do Programa de Mestrado Profissional do Colégio Pedro II - MPPEB - CPII na linha de pesquisa em Práticas da Educação Básica: Linguagens e Letramentos no Ensino Fundamental. Professor-adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ no Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT), atuando na educação presencial e na EAD. Coordenador do Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana (LEAH) e de Seminário de Práticas Educativas EAD. Pesquisador da área de Estudos da Corporeidade e da área de História, Memória e Identidade do Esporte. Professor da UNESA - no curso de Pedagogia. Autor de livros e capítulos de livros na área da Educação e Educação Física, bem como artigos em periódicos e congressos. Orientador de monografias, dissertações e teses em cursos de graduação e pós-graduação. Lecionou em diversas instituições escolares estaduais, municipais e particulares do Rio de Janeiro.Doutor em Educação Física. Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Educação Física Escolar. Graduado em Educação Física. Professor do Programa de Mestrado Profissional do Colégio Pedro II - MPPEB - CPII na linha de pesquisa em Práticas da Educação Básica: Linguagens e Letramentos no Ensino Fundamental. Professor-adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ no Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT), atuando na educação presencial e na EAD. Coordenador do Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana (LEAH) e de Seminário de Práticas Educativas EAD. Pesquisador da área de Estudos da Corporeidade e da área de História, Memória e Identidade do Esporte. Professor da UNESA - no curso de Pedagogia. Autor de livros e capítulos de livros na área da Educação e Educação Física, bem como artigos em periódicos e congressos. Orientador de monografias, dissertações e teses em cursos de graduação e pós-graduação. Lecionou em diversas instituições escolares estaduais, municipais e particulares do Rio de Janeiro.
Monique Ribeiro de Assis, UERJ.
Possui graduação em Psicologia, graduação em Educação Física, mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Atualmente é professora adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte e do Exercício da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua, ainda, no curso de graduação em educação física da UERJ. Desenvolve suas pesquisas na área do imaginário social, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso (imagem e palavra), questões relacionadas à imagem corporal, consumo associado ao aperfeiçoamento do corpo e subjetividades contemporâneas. Pesquisa, ainda, o universo da dança em seu contexto histórico e estético. Membro provisório da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ).
Guilherme Gonçalves Baptista, UFRJ.
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). No momento, é graduando em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e aluno do doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Educação na UFRJ. É pesquisador do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esporte e do Sport: Laboratório de Estudos do Esporte e do Lazer (Instituto de História/UFRJ). Áreas de atuação: história da educação física, formação de professores, educação do corpo e metodologia da pesquisa. Atualmente, desenvolve um projeto de pesquisa que investiga o papel dos testes de Aptidão Física na Escola de Física e Desportos na UFRJ de 1968 a 1990.
Bruno Duarte Rei, UERJ/UFF.
Doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Licenciado e mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em História também pela UFRJ. É integrante do Brasil Republicano: Pesquisadores em História Política e Cultural, grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. Dr. Jorge Ferreira (UFF); e do Laboratório de Educação e República, coordenado pela Profa. Dra. Lia Faria (UERJ). É sócio e membro do comitê científico do GTT 10 (Memórias da Educação Física e Esportes) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Seus interesses e trajetória de investigações estão voltados para estudos sobre a história das práticas corporais institucionalizadas, notadamente do esporte e da Educação Física. Outro tema de interesse é a história do Brasil republicano, com ênfase no período da ditadura militar. Atualmente, desenvolve dois projetos de pesquisa: (a) Celebrando a pátria amada: esporte, propaganda e consenso nos festejos do Sesquicentenário da Independência do Brasil (1972), junto ao Programa de Pós-Graduação em História da UFF; e (b) Entre pragmáticos e dogmáticos: imprensa de educação e ensino e Educação Física escolar no Brasil (1976-1979), junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.Doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Licenciado e mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em História também pela UFRJ. É integrante do Brasil Republicano: Pesquisadores em História Política e Cultural, grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. Dr. Jorge Ferreira (UFF); e do Laboratório de Educação e República, coordenado pela Profa. Dra. Lia Faria (UERJ). É sócio e membro do comitê científico do GTT 10 (Memórias da Educação Física e Esportes) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Seus interesses e trajetória de investigações estão voltados para estudos sobre a história das práticas corporais institucionalizadas, notadamente do esporte e da Educação Física. Outro tema de interesse é a história do Brasil republicano, com ênfase no período da ditadura militar. Atualmente, desenvolve dois projetos de pesquisa: (a) Celebrando a pátria amada: esporte, propaganda e consenso nos festejos do Sesquicentenário da Independência do Brasil (1972), junto ao Programa de Pós-Graduação em História da UFF; e (b) Entre pragmáticos e dogmáticos: imprensa de educação e ensino e Educação Física escolar no Brasil (1976-1979), junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.
Publicado
2016-10-27
Como Citar
1.
Salgado S da S, Salvador MAS, de Assis MR, Baptista GG, Rei BD. A reforma curricular do Colégio Pedro II e o currículo da disciplina Educação Física. JPhysEduc [Internet]. 27º de outubro de 2016 [citado 27º de setembro de 2025];27(1):e-2747. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30114
Seção
Aspectos pedagógicos e culturais