A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamento

  • Marcia Regina Sousa Lopes Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Alvaro Rego Millen Neto Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Maria Larissy da Cruz Parente Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • João Gabriel Eugênio Araujo Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Cleyton Batista de Sousa Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Diego Luz Moura Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Palavras-chave: Planejamento. Educação física. Métodos.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a prática do planejamento educacional na Educação Física em escolas públicas municipais de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 12 professores de Educação Física, de ambos os municípios, participaram como sujeitos do estudo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores. Os resultados encontrados demonstram que a prática cultural do planejamento escolar tem avançado, porém permanece associada a fatores de regulação, como o cumprimento formal de tarefas junto à instituição. Apontamos para a necessidade de amadurecimento desta prática, que deve ocorrer de maneira coletiva e ter como fundamento as percepções pedagógicas.

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Biografia do Autor

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Professor Doutor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Publicado
2016-10-27
Como Citar
1.
Lopes MRS, Millen Neto AR, Parente ML da C, Araujo JGE, Sousa CB de, Moura DL. A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamento. JPhysEduc [Internet]. 27º de outubro de 2016 [citado 6º de setembro de 2025];27(1):e-2748. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30193
Seção
Aspectos pedagógicos e culturais