Psicometria esportiva, caracterização dos participantes e invariância

  • Flávio Rebustini Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP
  • Marcos Alencar Abaide Balbinotti Professeur Départment de Psychologie - Université du Québec à Trois-Rivieres - Canada
  • Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da USP
  • Afonso Antonio Machado Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP

Abstract

Este artigo apresenta uma revisão crítica de como as variáveis do contexto esportivo e dos participantes podem afetar a avaliação psicológica e as evidências de validade dos instrumentos de medida. Apesar da literatura apontar que fatores como sexo, idade, tempo de prática, tempo de experiência, experiências esportivas, fases e regimes de treinamento e competição, nível socioeconômico e educacional, dentre outros tem um efeito importante nas variáveis psicológicas, pouco tem se explorado sobre tal efeito. Recorrentemente, os estudos têm reportado basicamente a idade, sexo e modalidade esportiva. A ausência do controle dessas informações sobre o contexto e o participante podem provocar imprecisão das medidas, limitação da aplicação, erros de interpretação e intervenções inadequadas, perda da reprodutibilidade e limitação de estudos comparativos. Além disso, impossibilita a testagem da invariância. Desta forma, torna-se premente e mandatório um rigor maior sobre a gama de indicadores que caracterizam os participantes e o contexto dos estudos no esporte.

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Author Biographies

Flávio Rebustini, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP
Pós-doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP/Rio Claro - 2014). Pós-Doutorando em Psicometria (Universidade de Quebéc à Trois-Rivières - Canada - 2013). Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologia - UNESP - Rio Claro (2011-2012). Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Aperfeiçoamento em Voleibol no Instituto Estatal de Cultura Física de Moscou - Russia (1997), especialização em Psicologia do Esporte pela Faculdades Metropolitanas Unidas (1997), especialização em Voleibol pela Faculdades Metropolitanas Unidas (1996), aperfeiçoamento em Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo no Instituto Estatal de Cultura Física de Moscou - Russia (1994), graduado em Educação Física pela Universidade de Formação Educação e Cultura do ABC - UNIABC (1994).
Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Professeur Départment de Psychologie - Université du Québec à Trois-Rivieres - Canada
  • Professeur Départment de Psychologie - Université du Québec à Trois-Rivieres - Canada
  • Postdoctorat, Psychologie de l'orientation, Université de Sherbrooke
  • Postdoctorat, Psychologie des intérêts professionnels et du développement de carrière, Université de Montréal
  • Ph.D., Psychologie (profil recherche), Université de Montréal
  • M.Sc. Psychologie sociale et de la santé (profil recherche), Université pontificale catholique (PUC-RS), Brésil
  • B.Sc., Psychologie, Université pontificale catholique (PUC-RS), Brésil
Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da USP
Possui graduação em Enfermagem e Especialização em Enfermagem Geriátrica e Gerontológica pela Universidade Federal de São Paulo. Doutora em Ciências (Patologia no envelhecimento) pela Faculdade de Medicina da USP. Pós-doutora em Psicometria pelo Laboratório de Métodos Psicométricos e Experimentais da Universidade de Quebec em Trois-Rivières. Foi coordenadora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Grande ABC (2009 - 2011), coordenadora do curso de especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva e coordenadora geral dos cursos de especialização em Enfermagem da mesma instituição. Atualmente é Professora Doutora junto ao departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da USP; Coordenadora da Residência de Enfermagem em Cardiopneumologia de Alta Complexidade da EEUSP/InCor. Coordenadora do Laboratório de Fisiopatologia no Envelhecimento/ Banco de Encéfalos Humanos do Grupo de Estudos em Envelhecimento Cerebral da FMUSP. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Gerontológica, Enfermagem em Terapia Intensiva, Enfermagem Cardiovascular, Avaliação Clínica aplicada à Enfermagem e Psicometria
Afonso Antonio Machado, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP
Licenciado em Educação Física pela PUC- Campinas (1976); graduação em Filosofia e Pedagogia. Mestrado (1985) e doutorado(1994) em Educação, pela UNICAMP. Livre-docente pelo Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, com a tese "Agressividade e ansiedade em atletas jovens"(1998). Membro do corpo editorial da Revista MOTRIZ, da Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança (REFELD), da Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercício e del Deporto e da Coleção Pesquisa em Educação Física. Coordena o LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte), foi presidente da SOBRAPE (Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte), na gestão 2006-08. Realizou seu pós-doutoramento no Laboratório de Psicologia do Esporte, junto ao Prof. Dr. Duarte Araújo, da Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa (08-09) e faz estágios pós-doutorais na Universidade do Minho, com Prof. Dr. António Rui Gomes (10-11). Bolsista PQ (2010-13). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (DEHUTE), no IB/UNESP.
Published
2016-10-27
How to Cite
1.
Rebustini F, Balbinotti MAA, Ferretti-Rebustini RE de L, Machado AA. Psicometria esportiva, caracterização dos participantes e invariância. JPhysEduc [Internet]. 2016Oct.27 [cited 2025Sep.6];27(1):e-2760. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30635
Section
Review Articles