Estratégias de transição ofensiva e defensiva no handebol na perspectiva de treinadores experientes

  • Rafael Pombo Menezes Universidade de São Paulo (USP) Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP)
  • Márcio Pereira Morato Universidade de São Paulo (USP) Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP)
  • Renato Francisco Rodrigues Marques Universidade de São Paulo (USP) Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP)
Palavras-chave: Pedagogia do esporte, Handebol, Jogo de transição.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi mapear as estratégias de contra-ataque e retorno defensivo elucidadas por quatro treinadores experientes de handebol, cujos depoimentos foram tabulados, analisados e interpretados baseando-se na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O DSC apontou que os treinadores exploram o contra-ataque como estratégia sempre que possível e consideram relevantes aspectos como a saída antecipada e sistematizada dos jogadores (no contra-ataque) e a pressão na saída de bola e o retorno antecipado dos jogadores (no retorno defensivo). A elaboração de princípios operacionais para as transições podem balizar seu treinamento específico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2016-10-28
Como Citar
1.
Menezes RP, Morato MP, Marques RFR. Estratégias de transição ofensiva e defensiva no handebol na perspectiva de treinadores experientes. JPhysEduc [Internet]. 28º de outubro de 2016 [citado 27º de setembro de 2025];27(1):e-2753. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30783
Seção
Treinamento e Pedagogia do Esporte