A GINÁSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O ENSINO ABERTO

  • Taiza Daniela Seron COLÉGIO SANTO INÁCIO
  • Juliana Montenegro COLÉGIO NOBEL
  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi UEM
  • Larissa Michele Lara UEM
Palavras-chave: Ginástica, Educação física escolar, Ensino aberto

Resumo

Esse estudo, de caráter descritivo, objetivou a análise de como a ginástica pode ser desenvolvida na educação física escolar a partir da metodologia do ensino aberto. Por meio da aplicação de aulas de ginástica geral para alunos do ensino fundamental de uma instituição pública do município de Maringá-PR, apresentamos encaminhamentos metodológicos para o trato com esse conhecimento. A presente pesquisa constituiu-se de quatro etapas: estudo de abordagens metodológicas em destaque na área da educação física e seleção de uma delas – no caso, a do ensino aberto; localização da ginástica na abordagem metodológica escolhida; elaboração e aplicação de oito aulas de ginástica geral para alunos de quinta série; e, interpretação das experiências de ensino com a ginástica na educação física escolar. Foram desveladas algumas dificuldades na ação docente com essa abordagem metodológica, sobretudo pela ausência de uma prática pedagógica que privilegie a subjetividade e a reflexão do aluno. No entanto, as experiências indicam a viabilidade da ginástica como saber da educação física escolar e apontam para a necessidade de entendê-la em sua dimensão educacional.

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Biografia do Autor

Taiza Daniela Seron, COLÉGIO SANTO INÁCIO
ossui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005) . Atualmente é Professor do Colégio Santo Inácio. Tem experiência na área de Educação Física Currículo Lattes
Publicado
2008-05-13
Como Citar
1.
Seron TD, Montenegro J, Barbosa-Rinaldi IP, Lara LM. A GINÁSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O ENSINO ABERTO. JPhysEduc [Internet]. 13º de maio de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];18(2):115-2. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3268
Seção
Artigos Originais