EDUCAÇÃO FÍSICA E CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO: UMA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E SEMIÓTICA
				
										Palavras-chave:
				
				
																		Educação Física, 													Fenomenologia, 													Semiótica															
			
			
										Resumo
Este ensaio teórico considera a hipótese de que a Semiótica de C. S. Peirce pode apontar os limites da abordagem culturalista da Educação Física e indicar uma agenda de desafios que deverão ser enfrentados pela Teoria (Pedagógica) da Educação Física. Para tal, após apontar contribuições e limites da fenomenologia de M. Merleau-Ponty, explicita alguns fundamentos conceituais da Semiótica peirceana (signo, semiose e experiência) e conclui sugerindo uma perspectiva fenomenológico-semiótica para a Educação Física, que, ao considerar alunos e professores como produtores de signos e relações interpretantes, apresente alternativas aos impasses da “resposta culturalista”.Downloads
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						Publicado
					
					
						2008-05-13
					
				
							Como Citar
						
						1. 
Betti M. EDUCAÇÃO FÍSICA E CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO: UMA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E SEMIÓTICA. JPhysEduc [Internet]. 13º de maio de 2008 [citado 4º de novembro de 2025];18(2):207-1. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3277
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