EDUCAÇÃO FÍSICA E CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO: UMA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E SEMIÓTICA

  • Mauro Betti UNESP
Palavras-chave: Educação Física, Fenomenologia, Semiótica

Resumo

Este ensaio teórico considera a hipótese de que a Semiótica de C. S. Peirce pode apontar os limites da abordagem culturalista da Educação Física e indicar uma agenda de desafios que deverão ser enfrentados pela Teoria (Pedagógica) da Educação Física. Para tal, após apontar contribuições e limites da fenomenologia de M. Merleau-Ponty, explicita alguns fundamentos conceituais da Semiótica peirceana (signo, semiose e experiência) e conclui sugerindo uma perspectiva fenomenológico-semiótica para a Educação Física, que, ao considerar alunos e professores como produtores de signos e relações interpretantes, apresente alternativas aos impasses da “resposta culturalista”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mauro Betti, UNESP
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1978), Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1988), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista (2003) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru-SP, e docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente. É também Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Fïsica do Centro de Desportos da UFSC. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física escolar, mídias e televisão, metodologia das pesquisas qualitativas e epistemologia. É autor dos livros: "Educação Física e Sociedade", "A Janela de Vidro: esporte, televisão e educação física" e organizador da obra "Educação Física e Mídia: novos olhares, outras práticas", além de inúmeros artigos em periódicos especializados Currículo Lattes
Publicado
2008-05-13
Como Citar
1.
Betti M. EDUCAÇÃO FÍSICA E CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO: UMA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E SEMIÓTICA. JPhysEduc [Internet]. 13º de maio de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];18(2):207-1. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3277
Seção
Artigos de Revisão