Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física

  • Gaia Salvador Claumann Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Fernanda Emanuella Maccari Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marina Ribovski Universidade do Estado de Santa Catarina
  • André de Araújo Pinto Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Erico Pereira Gomes Felden Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Andreia Pelegrini Universidade do Estado de Santa Catarina
Palavras-chave: Estudantes. Educação física. Qualidade de vida. Imagem corporal. Atividade física.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a qualidade de vida de acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física e compará-la entre os sexos, cursos, status do peso, imagem corporal e níveis de atividade física dos participantes. Participaram 198 acadêmicos (Bacharelado= 104 e Licenciatura= 94), com média de idade de 20,6 (4,6) anos. Os participantes responderam a um questionário sobre sexo, idade, massa corporal e estatura (para cálculo do IMC e classificação do status do peso), imagem corporal (escala de silhuetas), nível de atividade física (IPAQ curto) e qualidade de vida (WHOQOL-Bref). A média da qualidade de vida geral foi de 74,9 pontos. Verificou-se melhor qualidade de vida nos domínios físico e social e pior no ambiental. Observaram-se diferenças na qualidade de vida geral e nos domínios físico, psicológico e social entre as categorias da imagem corporal. Houve diferença também na qualidade de vida geral e nos domínios físico e ambiental entre os níveis de atividade física. Conclui-se que os acadêmicos apresentaram boa qualidade de vida. Comparados aos seus pares, os insatisfeitos com sua imagem corporal tinham qualidade de vida inferior e os ativos fisicamente, superior. Não houve diferenças na qualidade de vida entre os sexos, cursos ou status do peso.

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Biografia do Autor

Gaia Salvador Claumann, Universidade do Estado de Santa Catarina
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano.
Fernanda Emanuella Maccari, Universidade do Estado de Santa Catarina
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte.
Marina Ribovski, Universidade do Estado de Santa Catarina
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano.
André de Araújo Pinto, Universidade do Estado de Santa Catarina
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano.
Erico Pereira Gomes Felden, Universidade do Estado de Santa Catarina
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano.
Andreia Pelegrini, Universidade do Estado de Santa Catarina
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano.
Publicado
2017-05-15
Como Citar
1.
Claumann GS, Maccari FE, Ribovski M, Pinto A de A, Felden EPG, Pelegrini A. Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física. JPhysEduc [Internet]. 15º de maio de 2017 [citado 13º de setembro de 2025];28(1):e-2824. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/32980
Seção
Atividade física e Saúde