ESTRESSE DE TRIATLETAS EM TREINAMENTO PARA O IRONMAN

  • Daniela Schramm Szeneszi FES - SC
  • Ruy Jornada Krebs UDESC
Palavras-chave: Estresse, Atividade física, Educação física e treinamento

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar os níveis de estresse em triatletas durante o treinamento para o Ironman e seus principais sintomas. Foram estudados seis atletas, sendo quatro homens e duas mulheres, com idades entre 25 e 35 anos. O instrumento utilizado foi o Inventário de Estresse para Adultos de LIPP (2005a). Esse inventário foi aplicado no final de cada mês de treinamento, em um período de seis meses. Como resultado, os atletas manifestaram maiores níveis de estresse psicológico do que de estresse físico durante o treinamento. Os sintomas mais vivenciados pelos atletas foram desgaste físico constante, insônia, excesso de gases, pensar constantemente em um só assunto e cansaço excessivo. Conclui-se que os atletas tiveram uma adaptação física ao treinamento melhor do que a adaptação mental, portanto sentem mais estresse psicológico durante o treinamento para o Ironman. O período de estresse mais intenso é entre o terceiro e o quarto meses de treinamento.

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Biografia do Autor

Daniela Schramm Szeneszi, FES - SC
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente professora do curso de extensão da Faculdade Estácio de Sá (SC) e diretora e professora da empresa Metaprocessos Avançados. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Comportamento Humano e Psicologia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento pessoal, psicologia do esporte, aprimoramento comportamental e emocional Currículo Lattes
Publicado
2008-05-14
Como Citar
1.
Szeneszi DS, Krebs RJ. ESTRESSE DE TRIATLETAS EM TREINAMENTO PARA O IRONMAN. JPhysEduc (Maringá) [Internet]. 14º de maio de 2008 [citado 17º de dezembro de 2025];18(1):49-6. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3316
Seção
Artigos Originais