CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DE ADOLESCENTES SOBRE EXERCÍCIO FÍSICO RELACIONADO À SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DA REDE DE ENSINO DA CIDADE DE MARINGÁ - PARANÁ

  • Priscila Garcia Marques da Rocha UEM
  • Vanildo Pereira Rodrigues UEM
  • Tamara de Souza Moreira UEM
Palavras-chave: Exercício físico, Atividade física, Comportamento do adolescente

Resumo

O objetivo desta pesquisa consistiu em identificar o conhecimento e a percepção sobre o exercício físico de adolescentes atletas e não-atletas da rede de ensino da cidade de Maringá - Paraná. Participaram do estudo 445 adolescentes de 12 a 17 anos de idade, dos quais 360 eram estudantes não-atletas do Ensino Médio das redes de ensino pública e particular e 85 eram estudantes atletas. O instrumento de medida utilizado foi o questionário de conhecimento e percepção sobre o exercício físico. Os adolescentes não-atletas apresentaram melhores níveis de conhecimento sobre o exercício físico (♂ 16,8 (± 4,0), ♀ 17,2 (± 3,4); p=0,14) que os atletas (♂ 15,8 (± 3,8), ♀ 15,1 (± 3,4); p=0,83), mas não houve diferenças estatisticamente significativas. Essa pesquisa ressalta que as informações sobre o exercício físico devem ser implementadas por técnicos e professores, para que esses adolescentes se tornem mais conscientes da importância da qualidade de vida.

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Biografia do Autor

Priscila Garcia Marques da Rocha, UEM
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e mestrado pelo Programa de pós-graduação associado em Educação Física UEM/UEL (2008). Atualmente é docente na Uningá - Maringá - Paraná. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Psicologia do exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: exercício físico e aspectos psicofisiológicos Currículo Lattes
Publicado
2008-05-14
Como Citar
1.
Rocha PGM da, Rodrigues VP, Moreira T de S. CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DE ADOLESCENTES SOBRE EXERCÍCIO FÍSICO RELACIONADO À SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DA REDE DE ENSINO DA CIDADE DE MARINGÁ - PARANÁ. JPhysEduc [Internet]. 14º de maio de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];18(1):67-5. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3318
Seção
Artigos Originais